Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFigueiredo, Camila Correa-
dc.date.accessioned2023-07-23T23:34:30Z-
dc.date.available2023-07-23T23:34:30Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29861-
dc.descriptionFIGUEIREDO, C. C. O cinema de animação no ensino de história: Uma proposta pedagógica a partir do filme Anastasia. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista o pensar de que modo o cinema de animação, na representação do filme Anastasia, contribui para a construção do conhecimento histórico acerca da Revolução Russa, pesquisa-se, a partir deste trabalho, sobre quais métodos devem ser utilizados para se trabalhar com este tipo de recurso audiovisual, a fim de discutir a importância do cinema de animação, no contexto do ensino de História, a partir do filme Anastasia (1997) e suas representações nas práticas educativas escolares. Para tanto, é necessário refletir sobre a relação do ensino de História e cinema, enfatizando o papel educativo do cinema de animação na construção do saber histórico escolar; mostrar, no campo do ensino de História, a importância da linguagem educacional do cinema para formação educativa do educando e; analisar o filme de animação Anastasia (1997), apresentando o seu potencial educacional, na abordagem de eixos temáticos na produção do conhecimento histórico. Realiza-se, então, uma pesquisa documental e bibliográfica, de autores que trabalham a relação de Ensino de História e Cinema. Diante disso, verifica-se que de fato, desde o seu surgimento, o Cinema tem construído grande importância dentro da historiografia e do campo educacional e portanto, animações têm um grande potencial pedagógico, se analisadas aplicando as metodologias corretas. Além disso, verificamos que dentro do próprio currículo que norteia a educação brasileira, trabalhar com fontes audiovisuais se faz indispensável, uma vez que por estarem presentes no cotidiano dos alunos, viabilizam a construção do saber histórico juntamente com os mesmos, e não a mera reprodução de conteúdos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCinema de animaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectRevolução Russapt_BR
dc.titleO cinema de animação no ensino de história: uma proposta pedagógica a partir do filme Anastasiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
camila correa figueiredo - tcc.pdfPDF - CAMILA CORRÊA FIGUEIREDO1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de depósito.pdfTermo de Deposito1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.