Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29861
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Figueiredo, Camila Correa | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-23T23:34:30Z | - |
dc.date.available | 2023-07-23T23:34:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29861 | - |
dc.description | FIGUEIREDO, C. C. O cinema de animação no ensino de história: Uma proposta pedagógica a partir do filme Anastasia. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista o pensar de que modo o cinema de animação, na representação do filme Anastasia, contribui para a construção do conhecimento histórico acerca da Revolução Russa, pesquisa-se, a partir deste trabalho, sobre quais métodos devem ser utilizados para se trabalhar com este tipo de recurso audiovisual, a fim de discutir a importância do cinema de animação, no contexto do ensino de História, a partir do filme Anastasia (1997) e suas representações nas práticas educativas escolares. Para tanto, é necessário refletir sobre a relação do ensino de História e cinema, enfatizando o papel educativo do cinema de animação na construção do saber histórico escolar; mostrar, no campo do ensino de História, a importância da linguagem educacional do cinema para formação educativa do educando e; analisar o filme de animação Anastasia (1997), apresentando o seu potencial educacional, na abordagem de eixos temáticos na produção do conhecimento histórico. Realiza-se, então, uma pesquisa documental e bibliográfica, de autores que trabalham a relação de Ensino de História e Cinema. Diante disso, verifica-se que de fato, desde o seu surgimento, o Cinema tem construído grande importância dentro da historiografia e do campo educacional e portanto, animações têm um grande potencial pedagógico, se analisadas aplicando as metodologias corretas. Além disso, verificamos que dentro do próprio currículo que norteia a educação brasileira, trabalhar com fontes audiovisuais se faz indispensável, uma vez que por estarem presentes no cotidiano dos alunos, viabilizam a construção do saber histórico juntamente com os mesmos, e não a mera reprodução de conteúdos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cinema de animação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
dc.subject | Revolução Russa | pt_BR |
dc.title | O cinema de animação no ensino de história: uma proposta pedagógica a partir do filme Anastasia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
camila correa figueiredo - tcc.pdf | PDF - CAMILA CORRÊA FIGUEIREDO | 1.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
termo de depósito.pdf | Termo de Deposito | 1.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.