Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29943
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Danilo Alves da-
dc.date.accessioned2023-07-27T14:05:58Z-
dc.date.available2023-07-27T14:05:58Z-
dc.date.issued2023-06-21-
dc.identifier.otherCDD 307.772-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29943-
dc.descriptionCOSTA, Danilo Alves da. Uma viagem pela cultura indígena: nas trilhas das brincadeiras, jogos e danças - um projeto realizado no estágio supervisionado IV. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA temática da cultura indígena se configura como conteúdo a ser contextualizado no ambiente escolar, constituindo-se por um conhecimento que considera a diversidade cultural como algo presente nas instituições de ensino. As dança, brincadeiras e jogos dos povos tradicionais integram um grande repertório cultural físico os quais poderão viabilizar aos educandos um ambiente de socialização e aprendizado de respeito às diferenças sociais. O objetivo desse trabalho é relatar e discutir as experiências vivenciadas em um projeto pedagógico realizado durante o estágio supervisionado IV, que ocorreu em uma escola da rede privada em Pocinhos-PB. Tratou-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência e sua metodologia foi descritiva, analítica e reflexiva. O projeto teve 08 encontros que ocorreram a cada sexta-feira. Os participantes foram alunos do 4º ao 8º ano do fundamental. Os temas abordados foram documentários, pinturas e vivencias de danças, jogos e brincadeiras indígenas realizados a cada encontro. O projeto foi iniciado e logo nos primeiros encontros observei que, a maioria das crianças foram muito receptivas com a proposta do projeto, principalmente por essas temáticas serem tão pouco explorados na aulas de Educação Física. No final ficou evidente que as turmas obtiveram êxito na aquisição de novos conhecimentos, principalmente em relação a prática vivenciadas. Através desse projeto pedagógico, obtive uma atuação muito significativa, dada pelo retorno que tive dos alunos, dos pais, dos professores e da direção escolar, que segundo afirmaram que os resultados obtidos ao final foram muito satisfatórios, sendo o esperado. A finalização do projeto na escola foi muito importante principalmente pelos relatos dos alunos e pela mudança de percepção da visão que eles possuíam sobre os povos indígenas. Isso comprova que a inserção de projetos pedagógicos culturais indígenas nas aulas de Educação Física, a exemplo desse, pode proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer e valorizar a riqueza das culturas indígenas presentes no país, contribuindo para uma formação mais completa, consciente e humanizada dos estudantes, promovendo a cidadania e o respeito à diversidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfª. Esp. Morgana Guedes Bezerrapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectPedagogia de projetospt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectPovos tradicionaispt_BR
dc.titleUma viagem pela cultura indígena: nas trilhas das brincadeiras, jogos e danças – um projeto realizado no estágio supervisionado IVpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Danilo Alves da Costa.pdfTCC - Danilo Alves da Costa1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito192.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.