Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29982
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Arthur Rogerio da-
dc.date.accessioned2023-07-31T10:38:12Z-
dc.date.available2023-07-31T10:38:12Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29982-
dc.descriptionSILVA, Arthur Rogerio da. O ensino da tabela periódica na educação básica com o auxílio de recursos pedagógicos da ludicidade: uma revisão integrativa no periódico Química Nova na Escola. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO estudo da Tabela Periódica (TP) é fundamental no ensino de Química na educação básica, visto que a TP é a base para outros conteúdos da Química, dessa forma, é essencial que os docentes procurem e façam uso de recursos pedagógicos alternativos na administração de suas aulas, para que as tornem mais atrativas e dinâmicas e gerem um ensino diversificado, para tanto, a ludicidade vêm como uma forte ferramenta pedagógica. Com o objetivo de identificar os recursos lúdicos utilizados como estratégia para o ensino do conteúdo TP, seu desenvolvimento, e avaliar se tais recursos favorecem o ensino-aprendizagem, foi realizada uma revisão integrativa de literatura na base de dados Revista Química Nova na Escola (QNEsc), com o propósito de condensar resultados obtidos através da busca por artigos científicos sobre o tema apresentado, assim, verificou-se os recursos utilizados pelos docentes em sala de aula e como tais recursos auxiliam no aprendizado dos estudantes. Pôde-se constatar que os recursos utilizados vão desde meios audiovisuais, computacionais, experimentais e jogos educativos prontos, até atividades em que os próprios educandos têm que construir o conteúdo a partir dos seus conhecimentos prévios, ainda constatou-se que o auxílio da ludicidade nos processos metodológicos é considerado eficaz na aprendizagem significativa dos estudantes. Concluiu-se assim, que a utilização da ludicidade em sala de aula, em suas várias formas, favorece a aprendizagem, e é um instrumento de grande importância para auxiliar os professores. Notou-se que estas atividades podem ser motivadoras e estimuladoras na aprendizagem, principalmente no ensino de Química.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Gilberlândio Nunes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectTabela Periódicapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleO ensino da tabela periódica na educação básica com o auxílio de recursos pedagógicos da ludicidade: uma revisão integrativa no periódico Química Nova na Escolapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Arthur Rogerio da Silva.pdfTCC - Arthur Rogerio da Silva507.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito208.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.