Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29994
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Kecia Larissa Silva-
dc.date.accessioned2023-08-03T11:50:35Z-
dc.date.available2023-08-03T11:50:35Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.otherCDD 152.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29994-
dc.descriptionVIEIRA, Kecia Larissa Silva. A contribuição da psicomotricidade para crianças com TEA nas escolas: uma revisão de literatura sistemática. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado como um distúrbio neurológico, no qual possui características que são manifestadas ainda na infância. Um grande aliado para os avanços dessas crianças autistas é o uso da educação física, como a psicomotricidade. A psicomotricidade é uma área que integra aspectos cognitivos, emocionais e motores, utilizando o movimento como meio de expressão e aprendizado. Para crianças autistas, a psicomotricidade desempenha um papel importante ao promover o desenvolvimento motor, a integração sensorial, as habilidades sociais e a regulação emocional. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar as possíveis contribuições e os benefícios que a psicomotricidade proporciona para as crianças com TEA inseridas na escola por meio da educação física. O estudo se baseou através de uma revisão de literatura sistemática do tipo integrativa, observados em artigos científicos, revistas e livros, retirados do banco de dados virtuais do Google acadêmico. Os resultados da revisão bibliográfica mostraram que a psicomotricidade oferece uma variedade de benefícios para crianças autistas na escola. Ela auxilia no desenvolvimento motor, melhorando a coordenação, o equilíbrio e a destreza. Além disso, a estimulação sensorial controlada contribui para o processamento adequado das informações sensoriais, facilitando a interação com o ambiente escolar. Essa pesquisa destaca a importância de implementar estratégias de psicomotricidade nas escolas, fortalecendo a educação inclusiva e fornecendo suporte efetivo para o desenvolvimento de crianças autistas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Anny Sionara Moura Lima Dantaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.titleA contribuição da psicomotricidade para crianças com TEA nas escolas: uma revisão de literatura sistemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Kecia Larissa Silva Vieira.pdfTCC - Kecia Larissa Silva Vieira456.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito246.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.