Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29994
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Kecia Larissa Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-03T11:50:35Z | - |
dc.date.available | 2023-08-03T11:50:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 152.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29994 | - |
dc.description | VIEIRA, Kecia Larissa Silva. A contribuição da psicomotricidade para crianças com TEA nas escolas: uma revisão de literatura sistemática. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado como um distúrbio neurológico, no qual possui características que são manifestadas ainda na infância. Um grande aliado para os avanços dessas crianças autistas é o uso da educação física, como a psicomotricidade. A psicomotricidade é uma área que integra aspectos cognitivos, emocionais e motores, utilizando o movimento como meio de expressão e aprendizado. Para crianças autistas, a psicomotricidade desempenha um papel importante ao promover o desenvolvimento motor, a integração sensorial, as habilidades sociais e a regulação emocional. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar as possíveis contribuições e os benefícios que a psicomotricidade proporciona para as crianças com TEA inseridas na escola por meio da educação física. O estudo se baseou através de uma revisão de literatura sistemática do tipo integrativa, observados em artigos científicos, revistas e livros, retirados do banco de dados virtuais do Google acadêmico. Os resultados da revisão bibliográfica mostraram que a psicomotricidade oferece uma variedade de benefícios para crianças autistas na escola. Ela auxilia no desenvolvimento motor, melhorando a coordenação, o equilíbrio e a destreza. Além disso, a estimulação sensorial controlada contribui para o processamento adequado das informações sensoriais, facilitando a interação com o ambiente escolar. Essa pesquisa destaca a importância de implementar estratégias de psicomotricidade nas escolas, fortalecendo a educação inclusiva e fornecendo suporte efetivo para o desenvolvimento de crianças autistas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Anny Sionara Moura Lima Dantas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Educação Física escolar | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.title | A contribuição da psicomotricidade para crianças com TEA nas escolas: uma revisão de literatura sistemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Kecia Larissa Silva Vieira.pdf | TCC - Kecia Larissa Silva Vieira | 456.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito.pdf | PDF - Termo de Depósito | 246.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.