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dc.contributor.authorAlves, Mauricelia Macario-
dc.date.accessioned2023-08-03T11:55:04Z-
dc.date.available2023-08-03T11:55:04Z-
dc.date.issued2022-08-01-
dc.identifier.issnCDD 618.97-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29995-
dc.descriptionALVES, Mauricelia Macario. Desafios e avanços na formação do Técnico em Enfermagem no cuidar de pessoas idosas: um ensaio teórico. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO cenário populacional vem sofrendo uma mudança significativa no índice médio do envelhecimento humano no que diz respeito a expectativa de vida e a longevidade. Destarte, as políticas públicas em saúde continuam apontando a primordialidade do cuidado à pessoa idosa mais efetivo, completo e específico para necessidades biopsicossociais, singulares e progressivas do envelhecer. O presente trabalho adquire relevância acadêmica e, sobretudo social, pois objetiva, a partir da questão norteadora - como está sendo contextualizada a formação do técnico de enfermagem em cuidar de pessoas idosas? - tecer uma reflexão teórica sobre a atual formação do Técnico em Enfermagem no Brasil, diante do contexto de envelhecimento e das necessidades singulares de cuidados à pessoa idosa. Entende-se que, durante o processo formativo, o grande diferencial do técnico em enfermagem, para o cuidado ao idoso é, a partir do desenvolvimento de competências socioemocionais, compreender o indivíduo em sua totalidade, abarcando fatores sociais, culturais, familiares, ambientais, fragilidades emocionais, medos e, valorizar as potencialidades, os desejos, as falas experientes e todos os aspectos que configurem autonomia e independência. Espera-se com esse estudo, contribuir para a reflexão sobre o direcionamento do cuidado à necessidade individual do ser humano na velhice, bem como da urgência de mudança concepcional sobre o envelhecimento no Brasil e condições favoráveis de promoção de saúde, qualidade de vida e prevenção de doenças e agravos. Compreende-se então que o momento da formação profissional é essencial para o desenvolvimento de práticas holísticas, humanizadas, reflexivas, empáticas, predisposta ao processo interprofissional da assistência e promissoras na perspectiva da construção contínua do conhecimento teórico-prático-crítico-reflexivo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Fabíola de Araújo Leite Medeirospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSaúde do idosopt_BR
dc.subjectTécnico em Enfermagempt_BR
dc.subjectAssistência em saúdept_BR
dc.titleDesafios e avanços na formação do Técnico em Enfermagem no cuidar de pessoas idosas: um ensaio teóricopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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