Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30015
Título: | Treinamento de força para crianças e adolescentes como meio de intervenção no desenvolvimento motor |
Autor(es): | Leite, Sáskia Lira Valadares |
Palavras-chave: | Desenvolvimento motor Atividades físicas Treinamento de força |
Data do documento: | 30-Jun-2023 |
Resumo: | Numa sociedade onde o tempo de tela e o estilo de vida sedentário estão cada vez mais presente na vida das crianças e adolescentes, é de suma importância o cuidado com a saúde desde as primeiras etapas de vida, para um pleno desenvolvimento humano. Devido às fases do desenvolvimento humano, infância ( 0 a 12 anos ) e adolescência (12 a 18 anos), serem as fases mais relevantes para a sequência da vida de um ser, é ideal que possamos compreender tudo que o envolve, pois os aspectos biopsicossociais podem afetar a saúde destes de tal forma que impacte positivamente ou negativamente este processo evolutivo. Nos deteremos ao desenvolvimento motor através das práticas de atividades e ou exercícios físicos que utilizam da força para sua execução. A pesquisa é uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa. Inicialmente, realizou-se uma busca na literatura relacionada ao tema treinamento de força para crianças e adolescentes como meio de intervenção no desenvolvimento motor, nas bases de dados: Pubmed, Periódicos CAPES e livros, por meio das palavras chaves: treinamento de força, desenvolvimento motor, crianças, adolescentes. Foram previamente escolhidos 121 estudos, aplicado os critérios de inclusão: ser artigo, tese, livro, anais de conferencias, revistas cientificas, ser em português ou inglês, os critérios de exclusão: relato de experiencia, e relato técnico, restando 71 trabalhos. Objetivou-se nesta pesquisa correlacionar a importância da força com as fases do desenvolvimento motor, compreender as fases do desenvolvimento motor, verificar quais são os estímulos necessários para cada intervalo de evolução motora e proporcionar atividades e exercícios para cada fase do desenvolvimento motor. Seguindo as diretrizes dos estudos analisados, foi possível verificar que o treinamento de força se evidencia como mais um tipo de prática física inclusiva, pelo fato segregar seus participantes por idade, peso, estrutura física, composição socioeconômica, não requer rebuscadas habilidade físicas e equipamentos, sendo segura e passível de ser realizada em diversos ambientes. Mesmo com todos esses benefícios, ainda há um preconceito forte entre pais e profissionais da saúde sobre o assunto. Se faz necessário que discutamos, publiquemos e apliquemos o treinamento de força para este público. O mercado para o segmento de personal kids está em exponencial crescimento, mas conta com a escassez de profissionais qualificados e dispostos a trabalhar com crianças e adolescentes. Como meio de intervenção para a fácil aplicabilidade do treinamento de força nos períodos etários citados, para pais e profissionais de educação física, foi proposto uma série de atividades lúdicas que trabalham a força para crianças e adolescentes. |
Descrição: | LEITE, Sáskia Lira Valadares. Treinamento de força para crianças e adolescentes como meio de intervenção no desenvolvimento motor. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30015 |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Termo de Depósito.pdf | PDF - Termo de Depósito | 388.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - Sáskia Lira Valadares Leite.pdf | TCC - Sáskia Lira Valadares Leite | 584.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.