Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAugusto Dias Lima Brito, César-
dc.date.accessioned2023-08-24T18:00:05Z-
dc.date.available2023-08-24T18:00:05Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.identifier.otherCDD 305.231-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30080-
dc.descriptionBRITO, César Augusto Dias Lima. Contribuições da psicomotricidade para o desenvolvimento motor de crianças na educação infantil: uma revisão. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA psicomotricidade desempenha um papel essencial no desenvolvimento motor das crianças na educação infantil, fornecendo contribuições significativas, onde através de atividades lúdicas e expressivas estimula a coordenação motora, o equilíbrio, a agilidade e a força das crianças. Além disso, promove o desenvolvimento cognitivo ao envolver a mente e o corpo em atividades integradas. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo compreender o papel da psicomotricidade e seus benefícios para o desenvolvimento motor de crianças na educação infantil. E, como objetivos específicos entender como a psicomotricidade favorece o desenvolvimento das habilidades motoras na educação infantil; e descrever como a participação do professor de educação física pode estimular o desenvolvimento psicomotor em crianças na educação infantil. A pesquisa foi do tipo exploratória de abordagem qualitativa, que se utilizou de uma revisão para o seu desenvolvimento. Foram selecionados 10 artigos e 5 livros relevantes para a pesquisa. Os resultados destacaram a importância da psicomotricidade como prática preventiva e educativa, que promove o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social das crianças. O professor de Educação Física desempenha um papel fundamental ao oferecer atividades lúdicas que estimulam as funções psicomotoras, como coordenação, o equilíbrio, a lateralidade, agilidade e força. A integração da psicomotricidade na educação infantil, com o apoio ativo do professor de Educação Física, contribui para um desenvolvimento pleno e harmonioso das crianças, preparando-as para uma vida saudável e bem-sucedida.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Dra. Maria Goretti da Cunha Lisboapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleContribuições da psicomotricidade para o desenvolvimento motor de crianças na educação infantil: uma revisãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito110.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - César Augusto Dias Lima Brito.pdfTCC - César Augusto Dias Lima Britoa Brito434.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.