Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Marcos Vinicius Clementino da-
dc.date.accessioned2023-08-25T16:28:59Z-
dc.date.available2023-08-25T16:28:59Z-
dc.date.issued2023-07-07-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30086-
dc.descriptionSILVA, Marcos Vinicius Clementino da. Formação continuada e o desafio da implementação de tecnologias no ensino remoto. 2023. 36f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo analisar a importância da formação continuada dos docentes sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e sua implementação nas práticas pedagógicas durante a pandemia da Covid-19. Para consecução deste objetivo, tivemos como objetivos específicos: identificar o estado de formação e experiência dos docentes em relação ao uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem; apresentar as estratégias utilizadas no processo de ensino desenvolvido pela escola durante o período pandêmico; refletir sobre os desafios na relação docente-tecnologia antes e pós pandemia e sua relação com o processo de formação continuada dos docentes; identificar as dificuldades encontradas para implementação do Ensino Remoto e as possibilidades oferecidas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Como embasamento teórico, fundamenta-se em autores como Castells, Mercado (1999), Rios (2001), Nóvoa, Zabala, Pimenta (2002), Gil (2008), Kenski, Veiga (2009), Moran (2015) e Rocha (2020). Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação, exploratória e descritiva na qual foi realizada pesquisa bibliográfica e levantamento de campo, a partir de um questionário aplicado aos professores de uma escola do interior do agreste paraibano. Com este estudo, constatou-se que a falta de formação referente ao uso da tecnologia é real e que durante o ensino remoto a inserção das tecnologias na prática pedagógica foi escassa, mesmo os docentes reconhecendo como algo necessário.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Taíses Araújo da Silva Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectTecnologia digitais da informação e comunicação (TDIC)pt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleFormação continuada e o desafio da implementação de tecnologias no ensino remotopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marcos Vinicius Clementino da Silva.pdfTCC - Marcos Vinicius Clementino da Silva318.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito244.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.