Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30086
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Marcos Vinicius Clementino da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-25T16:28:59Z | - |
dc.date.available | 2023-08-25T16:28:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30086 | - |
dc.description | SILVA, Marcos Vinicius Clementino da. Formação continuada e o desafio da implementação de tecnologias no ensino remoto. 2023. 36f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem por objetivo analisar a importância da formação continuada dos docentes sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e sua implementação nas práticas pedagógicas durante a pandemia da Covid-19. Para consecução deste objetivo, tivemos como objetivos específicos: identificar o estado de formação e experiência dos docentes em relação ao uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem; apresentar as estratégias utilizadas no processo de ensino desenvolvido pela escola durante o período pandêmico; refletir sobre os desafios na relação docente-tecnologia antes e pós pandemia e sua relação com o processo de formação continuada dos docentes; identificar as dificuldades encontradas para implementação do Ensino Remoto e as possibilidades oferecidas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Como embasamento teórico, fundamenta-se em autores como Castells, Mercado (1999), Rios (2001), Nóvoa, Zabala, Pimenta (2002), Gil (2008), Kenski, Veiga (2009), Moran (2015) e Rocha (2020). Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação, exploratória e descritiva na qual foi realizada pesquisa bibliográfica e levantamento de campo, a partir de um questionário aplicado aos professores de uma escola do interior do agreste paraibano. Com este estudo, constatou-se que a falta de formação referente ao uso da tecnologia é real e que durante o ensino remoto a inserção das tecnologias na prática pedagógica foi escassa, mesmo os docentes reconhecendo como algo necessário. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Taíses Araújo da Silva Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia digitais da informação e comunicação (TDIC) | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.title | Formação continuada e o desafio da implementação de tecnologias no ensino remoto | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Marcos Vinicius Clementino da Silva.pdf | TCC - Marcos Vinicius Clementino da Silva | 318.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 244.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.