Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30104
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlbuquerque, Ruth Margarete da Silva-
dc.date.accessioned2023-08-30T19:55:09Z-
dc.date.available2023-08-30T19:55:09Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30104-
dc.descriptionALBUQUERQUE, R. M. S. A cultura afro-brasileira nas aulas de história na pedagogia de projetos escolares. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Licenciatura Plena em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a pedagogia de projetos na escola a partir da temática étnico racial na perspectiva da história e cultura africana e afro-brasileira. Tem como objetivo geral, buscar discutir sobre a importância formativa da metodologia de projetos nas práticas educativas no ensino de História na abordagem da temática da cultura afro-brasileira, articulada a lei 11.645/2008. O trabalho está situado no campo e na abordagem do ensino de história da África e da cultura afro-brasileira mediatizada na pedagogia de projetos a partir dos estudos com, Priore (2016), Freire (2018), Gomes (2011), e Souza (1990). A abordagem metodológica foi a partir da pesquisa bibliográfica, documental e relato de experiência em projetos desenvolvido em uma turma de 7º ano na Escola Municipal Padre Antonino, localizada na periferia da cidade de Campina Grande-PB. Através desta pesquisa, compreendemos que a metodologia de projeto, analisada na prática, é eficaz para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, a pedagogia de projetos pode fazer esse trabalho de forma majestosa, com diferentes atividades incluindo os variados aspectos sobre o tema colocando os educandos nessa produção de forma ativa, torna-os protagonistas da História.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectPedagogia de projetospt_BR
dc.subjectCultura negrapt_BR
dc.titleA cultura afro-brasileira nas aulas de história na pedagogia de projetos escolarespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RUTH albu bibli.pdfTCC - Ruth Albuquerque632.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA SISTEMAS.pdfTermo de Deposito386.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.