Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30122
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Felix, João Pedro de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-11T18:10:59Z | - |
dc.date.available | 2023-09-11T18:10:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30122 | - |
dc.description | FELIX, João Pedro de Souza . O gênero digital meme no ensino de língua portuguesa: uma proposta à luz da BNCC. 2023. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo geral apresentar o gênero digital meme como uma ferramenta propícia ao ensino de Língua Portuguesa, tendo em vista, para tal, a sua propensão lúdica-pedagógica caracterizada por sua diversidade de linguagens e modos (semiótica e multimodalidade), e hodiernidade tipológica e de temáticas. Nessa premissa, norteados pela Base Nacional Comum Curricular (2017) — que aponta a necessidade de se contemplar a diversidade de gênero textuais que hoje transitam na sociedade em sala de aula —, apresentaremos a relevância de se trabalhar o ensino de Língua Portuguesa dentro do gênero meme, uma vez que se trata de um gênero textual intimamente ligado a vida social dos Nativos Digitais, termo concebido pelo americano Marc Prensky (2001) para classificar a geração nascida dentro da era das tecnologias digitais, geração essa na qual se comporta todo o alunato atual. Sendo assim, o presente trabalho, de abordagem qualitativa/bibliográfica e caráter descritivo/explicativo, chegou à conclusão de que os memes, além de mostrar-se como um meio de introdução a amplitude textual oriunda da internet em sala de aula, revela-se também como um aliado ao ensino de Língua Portuguesa, uma vez que dispõem de uma gama de linguagens proveitosas às práticas de leitura, produção textual, e Análise Linguística, e, ademais, de funções auxiliares a essas práticas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Anilda Costa Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Memes | pt_BR |
dc.subject | Gêneros digitais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | O gênero digital meme no ensino de língua portuguesa: uma proposta à luz da BNCC | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - João Pedro de Souza Felix | TCC - João Pedro de Souza Felix | 744.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 708.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.