Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3013
Título: Visões sobre o processo de submissão e resistência entre senhor e escravo negro
Autor(es): Rodrigues, Aline Dias
Palavras-chave: Escravidão
Processo de submissão
Resistência negra
Data do documento: 6-Mar-2014
Resumo: Este artigo parte do pressuposto que o Brasil, em relação a todos os países da América Latina, recebeu o maior número de escravos africanos durante os séculos XVI e XIX, e foi ainda, o país americano que mais tempo praticou a escravidão. Dentro desta perspectiva, procuro analisar diferentes produções de Historiadores brasileiros que expõem em suas investigações aspectos gerais existentes nos séculos XVI, e XIX no Brasil , que podem caracterizar as formas de resistência que os escravos tiveram em relação às imposições que lhe eram destinadas. No desenvolvimento do artigo proponho também, fazer uma abordagem a cerca do processo de adaptação a uma nova cultura que foi sendo agregada aos africanos desde sua chegada ao Brasil.
Descrição: RODRIGUES, A. D. Visões sobre o processo de submissão e resistência entre senhor e escravo negro. 2013. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3013
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Dias Rodrigues.pdfAline Dias Rodrigue129.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.