Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3016
Título: Os Estados Unidos e o sistema de governança global: uma perspectiva neorrealista da cooperação internacional
Autor(es): Barbosa, Renata de Carvalho
Palavras-chave: Sistema de governança global
Cooperação internacional
Estados Unidos
Data do documento: 6-Mar-2014
Resumo: Dentre os fatores que geraram um aprofundamento das relações interestatais, o fenômeno da globalização levou à criação de desafios na politização de determinados assuntos. O termo “governança global”, delineado para definir esse processo que até então era desconhecido pela sociedade internacional, apresenta interpretações distintas e, no presente trabalho, serão analisadas aquelas apontadas pelo mainstream das teorias de Relações Internacionais. De um lado, os neoliberais, que consideram também a centralidade de outros atores internacionais que não apenas os Estados, vêem a cooperação como a melhor forma de alcançar os resultados esperados. Pode-se ainda apontar variações, como a crença de que para alcançar certo nível de controle sobre os problemas internacionais é preciso democratizar o espaço social, ou transformá-lo em um ambiente federativo. Em oposição, os neorrealistas, das mais diversas matizes, afirmam que é preciso basear-se principalmente nas capacidades dos Estados e na sua estratégia de sobrevivência para que se possa ponderar a viabilidade de qualquer sistema que esteja em consonância com os preceitos da governança global. A partir destas perspectivas, analisar-se-á a posição dos Estados Unidos quanto pertencente dentro do sistema de governança global em relação às dimensões políticas, sociais e militares relacionadas ao prisioneiros de guerra, no recorte temporal governo Bush no pós 11 de setembro de 2001, como será ilustrado no estudo de caso. A partir do desenrolar destas idéias, busca-se uma reflexão sobre se teriam os Estados Unidos, depois dos ataques ao World Trade Center, adotado uma visão mais neorealista da sua política externa militar e social que abandonava os preceitos da cooperação e da governança global.
Descrição: BARBOSA., Renata de Carvalho.Os Estados Unidos e o sistema de governança global: uma perspectiva neorrealista da cooperação internacional.2011.54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraiba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3016
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata de Carvalho Barbosa.pdfRenata de Carvalho Barbosa1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.