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dc.contributor.authorCosta, Andressa Yuri Araújo da-
dc.date.accessioned2023-10-10T19:51:30Z-
dc.date.available2023-10-10T19:51:30Z-
dc.date.issued2023-09-06-
dc.identifier.otherCDD 372.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30162-
dc.descriptionCOSTA, Andressa Yuri Araújo da. Modalidades didáticas que integram as intervenções educacionais sobre Educação ambiental: uma análise da produção produção acadêmica da área de ensino de Biologia. 2023. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Ambiental (EA) é apontada na literatura em Ensino de Biologia como um tema a ser trabalhado em todos os níveis de ensino, com objetivo de formar alunos críticos, sujeitos conscientes ecologicamente, que contribuam com ações responsáveis a fim de preservar e conservar o meio ambiente. Para tal, são propostas diversas intervenções educacionais que visam dar conta desses objetivos. Diante disso, o presente trabalho tem o objetivo de compreender, a partir de uma análise da produção acadêmica específica na área de Ensino de Ciências, como as Modalidades Didáticas (MDs) integram as intervenções educacionais sobre EA. Para tal, foi realizado um estudo que se aproxima de uma pesquisa do tipo ‘Estado da Arte’, com abordagem predominantemente qualitativa. Nesse sentido, foi feito o mapeamento dos trabalhos que relacionavam EA ao Ensino de Biologia em quatro edições do Encontro Nacional de Pesquisas em Ciências - ENPEC (2013-2019). Ao final desse mapeamento, foram selecionados quinze documentos que fazem propostas de intervenções educacionais para abordar o tema EA no Ensino de Biologia. Para análise foi realizada a leitura das metodologias de ensino propostas nas intervenções educacionais presentes nos documentos selecionados para análise, identificando as MDs e as categorizando em três grupos pré-estabelecidos: (1) Atividade de Falar, (2) Atividade de Mostrar e (3) Atividade de Fazer. Os resultados mostraram que os grupos de atividades que ocupam as extremidades do gradiente de análise - atividades de falar e atividades de fazer - foram aqueles mais contemplados nas intervenções educacionais sobre EA voltadas para o ensino de Biologia. Além disso, foi possível observar que o grupo atividade de fazer foi aquele que reuniu a maior diversidade de MDs e o menor número de documentos que não utilizaram MDs desse grupo em comparação aos demais grupos. Foi possível observar também uma a tendência de utilização de diversas MDs nas intervenções educacionais sobre EA no Ensino de Biologia. Todos esses resultados são evidências de que nas intervenções educacionais sobre EA no Ensino de Biologia são propostas MDs que têm o potencial de favorecer não apenas a construção de conhecimento conceitual, a sensibilização e a reflexão sobre os problemas ambientais, mas também mudanças de atitudes, vinculando reflexão e ação, a partir do desenvolvimento da autonomia dos estudantes para a tomada de decisões.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Michelle Garcia da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectModalidades didáticaspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectIntervenções educacionaispt_BR
dc.titleModalidades didáticas que integram as intervenções educacionais sobre educação ambiental: uma análise da produção acadêmica da área de ensino de Biologiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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