Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMedeiros, Anderson Izaias Santos-
dc.date.accessioned2023-10-10T20:01:17Z-
dc.date.available2023-10-10T20:01:17Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30166-
dc.descriptionMEDEIROS, Anderson Izaias Santos. Uso pedagógico das redes sociais: Inovação no ensino de Biologia na região do seridó paraibano. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA utilização das redes sociais tem ganhado grande notoriedade no âmbito educacional. O presente estudo analisa a permanência da utilização pedagógica da rede social WhatsApp entre professores de Ciências da região do Seridó paraibano, comparando o uso durante o transcurso da pandemia da Covid-19 e o momento presente. Os dados foram obtidos por meio de formulário eletrônico sem a identificação do público participante, formado por 10 professores de Ciências de escolas públicas de 5 municípios da região do Seridó paraibano. Constatou-se que grande parte desses professores são licenciados em Ciências Biológicas e atuam na profissão entre 16 e 20 anos. Mais da metade utilizam o WhatsApp tanto em atividades didático-pedagógicas quanto para contatos sociais. Durante a pandemia o WhatsApp foi utilizado como recurso pedagógico unanimemente e com alta frequência, sendo as mensagens de texto, áudio, arquivos, vídeos e videochamadas os recursos mais usados. Os motivos para a utilização relacionam-se a aspectos como facilidade de comunicação, aproximação dos estudantes às aulas, modelo de ensino admitido pelo Estado ao longo da pandemia e praticidade de uso. Os professores afirmaram trabalhar assuntos de fisiologia animal e vegetal, citologia e classificação dos seres vivos, tendo o WhatsApp como ferramenta de apoio pedagógico. Diante do reconhecimento e análise desses dados podemos afirmar que o uso do WhatsApp é verificado como uma tendência para o processo de aprendizagem em Ciências entre os professores dos 5 municípios do Seridó paraibano apontando que há nessa região a permanência do uso do WhatsApp para finalidades educacionais no momento presente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador Prof. Me. Osmundo Rocha Claudinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectAplicativos de mensagenspt_BR
dc.subjectApoio pedagógicopt_BR
dc.titleUso pedagógico das redes sociais: Inovação no ensino de Biologia na região do Seridó paraibanopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Anderson Izaias Santos MedeirosTCC - Anderson Izaias Santos Medeiros1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito464.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.