Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30166
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Medeiros, Anderson Izaias Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-10T20:01:17Z | - |
dc.date.available | 2023-10-10T20:01:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30166 | - |
dc.description | MEDEIROS, Anderson Izaias Santos. Uso pedagógico das redes sociais: Inovação no ensino de Biologia na região do seridó paraibano. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A utilização das redes sociais tem ganhado grande notoriedade no âmbito educacional. O presente estudo analisa a permanência da utilização pedagógica da rede social WhatsApp entre professores de Ciências da região do Seridó paraibano, comparando o uso durante o transcurso da pandemia da Covid-19 e o momento presente. Os dados foram obtidos por meio de formulário eletrônico sem a identificação do público participante, formado por 10 professores de Ciências de escolas públicas de 5 municípios da região do Seridó paraibano. Constatou-se que grande parte desses professores são licenciados em Ciências Biológicas e atuam na profissão entre 16 e 20 anos. Mais da metade utilizam o WhatsApp tanto em atividades didático-pedagógicas quanto para contatos sociais. Durante a pandemia o WhatsApp foi utilizado como recurso pedagógico unanimemente e com alta frequência, sendo as mensagens de texto, áudio, arquivos, vídeos e videochamadas os recursos mais usados. Os motivos para a utilização relacionam-se a aspectos como facilidade de comunicação, aproximação dos estudantes às aulas, modelo de ensino admitido pelo Estado ao longo da pandemia e praticidade de uso. Os professores afirmaram trabalhar assuntos de fisiologia animal e vegetal, citologia e classificação dos seres vivos, tendo o WhatsApp como ferramenta de apoio pedagógico. Diante do reconhecimento e análise desses dados podemos afirmar que o uso do WhatsApp é verificado como uma tendência para o processo de aprendizagem em Ciências entre os professores dos 5 municípios do Seridó paraibano apontando que há nessa região a permanência do uso do WhatsApp para finalidades educacionais no momento presente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador Prof. Me. Osmundo Rocha Claudino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos de mensagens | pt_BR |
dc.subject | Apoio pedagógico | pt_BR |
dc.title | Uso pedagógico das redes sociais: Inovação no ensino de Biologia na região do Seridó paraibano | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Anderson Izaias Santos Medeiros | TCC - Anderson Izaias Santos Medeiros | 1.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 464.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.