Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3017
Título: A Revolução Bolivariana em 140 caracteres: o Twitter como nova arma do discurso chavista
Autor(es): Cappelletti, Priscilla Lemos Queiroz
Palavras-chave: Mídia Política
Mídia Privada Venezuelana
Revolução Boliviana
Data do documento: 6-Mar-2014
Resumo: A Venezuela é um Estado democrático desde 1958. A ascensão de Hugo Chávez ao governo a partir de 1999 representou, contudo, uma nova etapa na implementação da democracia no país, implicando no rompimento de conceitos e práticas antes consolidados. A esse cenário político, marcado por uma política de esquerdização e de mudança estrutural, o presidente venezuelano vem denominando Revolução Bolivariana. Nesse contexto, a mídia privada venezuelana tem se apresentado como um dos principais adversários políticos do governo chavista, desenvolvendo uma imagem negativa do presidente e das ações governamentais, o que culminou, inclusive, na promoção e no planejamento de um golpe de Estado e na convocação de uma paralisação nacional. Diante disso, este estudo monográfico busca analisar como o Twitter se insere na estratégia discursiva do presidente venezuelano Hugo Chávez de promoção da Revolução Bolivariana frente ao conflito informativo que este enfrenta perante a mídia privada do país. Para tanto, o estudo é norteado por uma pesquisa metodológica interdisciplinar, a qual envolve conceitos e premissas de Análise de Discursos, Relações Internacionais, Comunicação Social e História.
Descrição: CAPPELLETTI, Priscilla Lemos Queiroz. A Revolução Bolivariana em 140 caracteres: o Twitter como nova arma do discurso chavista. 2011. 55f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3017
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscilla Lemos Queiroz Cappelletti.pdfPriscilla Lemos Queiroz Cappelletti890.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.