Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3018
Título: Crise nuclear em Fukushima Daiichi: a conduta da Agência Internacional de Energia Atômica sob a perspectiva neo institucionalista liberal
Autor(es): Mendonça, Ana Júlia Leandro
Palavras-chave: Agência Internacional de Energia Atômica
neo institucionalismo liberal
Crise nuclear
Data do documento: 6-Mar-2014
Resumo: O presente trabalho procura compreender sob a perspectiva da teoria neo institucionalista liberal, a conduta da Agência Internacional de Energia Atômica na crise nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão. Após a catástrofe natural, do dia 11 de março de 2011, a qual levou ao acidente nuclear, ficou evidente a necessidade de maior conhecimento sobre a agência especializada das Nações Unidas. Para alcançarmos tal objetivo, buscamos através de análises do Estatuto da AIEA e outros documentos oficiais saber se a Agência agiu de acordo com seus princípios. Além disso, abordar sobre as origens e trajetória da AIEA, aprofundar sobre a estrutura organizacional: funcionários, Estados-Membros e organizações internacionais com as quais a Agência possui relações, também se caracterizaram como fatores importantes do nosso ensaio, para a partir de então chegarmos a práxis da AIEA no acidente nuclear de Fukushima Daiichi. Com o auxílio de Robert Keohane, Lisa Martin, Beth Simmons, entre outros autores, discutiremos o papel das instituições internacionais, em especial da AIEA, e sua relevância no cenário internacional.
Descrição: MENDONÇA, Ana Júlia Leandro. Crise nuclear em Fukushima Daiichi: a conduta da Agência Internacional de Energia Atômica sob a perspectiva neo institucionalista liberal. 2011. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3018
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Júlia Leandro Mendonça.pdfAna Júlia Leandro Mendonça857.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.