Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30180
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Janaina Baracho Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-19T16:26:27Z | - |
dc.date.available | 2023-10-19T16:26:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30180 | - |
dc.description | SANTOS, Janaina Baracho Silva dos. Sala multisseriadas: um olhar sobre a prática docente no município de Duas Estradas - PB. 2023. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista que, o presente estudo trata sobre salas multisseriadas, foi necessário investigar os desafios e possibilidades na prática docente de duas salas multisseriadas no município de Duas Estradas-PB. Tendo como objetivos específicos: Identificar quais são os desafios e possibilidades cotidianas anunciadas pelos docentes. De forma mais específica, buscou-se:1) Conhecer os principais paradigmas e das controvérsias que giram em torno da educação rural e da Educação do Campo; 2) Verificar a formação inicial e continuada no contexto das salas multisseriadas; e 3) Identificar quais são os desafios e possibilidades cotidianas anunciadas pelos docentes. Para a elaboração do arcabouço teórico para fundamentar o trabalho foi utilizado os escritos de Hage (2008), Reis (2015), Vieiro e Medeiros (2018), Santos (2021), Munarin (2008), Caldart (2012), dentre outros estudiosos que contribuíram para a compreensão e debate da temática. Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa, que busca descrever a realidade durante as reflexões sobre a temática. A investigação trata-se de uma pesquisa de campo em duas salas multisseriadas, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Diante disso, verificou-se que as/os docentes que lecionam na zona rural enfrentam muitas dificuldades, desde recursos pedagógicos adequados, formação inicial e continuada docente para atuar nesse contexto específico e garantir que as escolas tenham infraestrutura física e tecnológica adequada. Foi possível concluir que é necessário promover um maior incentivo à produção de pesquisas que contribuam para as práticas pedagógicas no campo, considerando suas diversas realidades e peculiaridades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Kamila Karine dos Santos Wanderley | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Salas multisseriadas | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | Salas multisseriadas: um olhar sobre a prática docente no município de Duas Estradas - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de depósito | Termo de depósito | 205.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - Janaína Baracho Silva dos Santos | TCC - Janaína Baracho Silva dos Santos | 787.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.