Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30186
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Jordão, Agda Maria Ramalho | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-26T18:15:25Z | - |
dc.date.available | 2023-10-26T18:15:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 155.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30186 | - |
dc.description | JORDÃO, Agda Maria Ramalho. Depressão infantil na pandemia da covid-19 e o papel ativo da criança através do lúdico. 2023. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com a crise global ocasionada pela pandemia da covid-19, o discurso acerca da saúde mental intensificou-se, tornando-se tema de principais debates e discussões. Esta pesquisa buscou abordar por meio de uma revisão da literatura de caráter descritivo e análise qualitativa, a depressão infantil em tempos de pandemia da covid-19, elucidando o papel ativo da criança através do recurso lúdico, por meio de periódicos de Bases de Dados Virtuais como SciELO, PePSIC e BVS, bem como, Sites e Livros relacionados presentes na íntegra. Antes de adentrar na temática, desenvolveu-se um percurso pela historiografia da infância desde o descaso na Antiguidade até o protagonismo infantil com o advento da Modernidade. Assim, abriu-se espaço para compreender a criança em sua totalidade a partir de contribuições da psicologia infantil. Verificou-se que diante do cenário pandêmico houve a potencialização dos fatores de risco da depressão infantil, atrelados à privação social. Mediante os fatos expostos, estudos apontam que um aumento dos casos de depressão infantil está diretamente relacionado com a pandemia da covid-19, nesse panorama a prevalência dobrou se comparar com o contexto pré-pandêmico, porém o diagnóstico se torna extremamente difícil pelo fato da sintomatologia se expressar de forma atípica no público infantil. Ademais, o lúdico pode ser bastante útil no tratamento de crianças acometidas por sintomas depressivos atuando como recurso mediador e facilitador na promoção de bem-estar físico e subjetivo. Portanto, a depressão infantil não deve ser minimizada, o transtorno depressivo na infância se configura como uma doença grave que precisa de diagnóstico e tratamento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Esp. Thiago Silva Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Depressão infantil | pt_BR |
dc.subject | Psicologia infantil | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.title | Depressão infantil na pandemia da covid-19 e o papel ativo da criança através do lúdico | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Agda Maria Ramalho Jordão.pdf | TCC - Agda Maria Ramalho Jordão | 410.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de Depósito | 458.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.