Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30186
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJordão, Agda Maria Ramalho-
dc.date.accessioned2023-10-26T18:15:25Z-
dc.date.available2023-10-26T18:15:25Z-
dc.date.issued2023-10-05-
dc.identifier.otherCDD 155.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30186-
dc.descriptionJORDÃO, Agda Maria Ramalho. Depressão infantil na pandemia da covid-19 e o papel ativo da criança através do lúdico. 2023. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractCom a crise global ocasionada pela pandemia da covid-19, o discurso acerca da saúde mental intensificou-se, tornando-se tema de principais debates e discussões. Esta pesquisa buscou abordar por meio de uma revisão da literatura de caráter descritivo e análise qualitativa, a depressão infantil em tempos de pandemia da covid-19, elucidando o papel ativo da criança através do recurso lúdico, por meio de periódicos de Bases de Dados Virtuais como SciELO, PePSIC e BVS, bem como, Sites e Livros relacionados presentes na íntegra. Antes de adentrar na temática, desenvolveu-se um percurso pela historiografia da infância desde o descaso na Antiguidade até o protagonismo infantil com o advento da Modernidade. Assim, abriu-se espaço para compreender a criança em sua totalidade a partir de contribuições da psicologia infantil. Verificou-se que diante do cenário pandêmico houve a potencialização dos fatores de risco da depressão infantil, atrelados à privação social. Mediante os fatos expostos, estudos apontam que um aumento dos casos de depressão infantil está diretamente relacionado com a pandemia da covid-19, nesse panorama a prevalência dobrou se comparar com o contexto pré-pandêmico, porém o diagnóstico se torna extremamente difícil pelo fato da sintomatologia se expressar de forma atípica no público infantil. Ademais, o lúdico pode ser bastante útil no tratamento de crianças acometidas por sintomas depressivos atuando como recurso mediador e facilitador na promoção de bem-estar físico e subjetivo. Portanto, a depressão infantil não deve ser minimizada, o transtorno depressivo na infância se configura como uma doença grave que precisa de diagnóstico e tratamento.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Esp. Thiago Silva Fernandespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectDepressão infantilpt_BR
dc.subjectPsicologia infantilpt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.titleDepressão infantil na pandemia da covid-19 e o papel ativo da criança através do lúdicopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Agda Maria Ramalho Jordão.pdfTCC - Agda Maria Ramalho Jordão410.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito458.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.