Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3019
Título: Entre o universalismo dos direitos humanos e o particularismo africano: o caso das crianças de Guiné-Bissau
Autor(es): Freitas, Jeane Silva de
Palavras-chave: Direitos Humanos
Corrente universalista
Crianças na Guine-Bissau
Comunitarismo
Data do documento: 6-Mar-2014
Resumo: A gradativa evolução dos Direitos Humanos não impediu que surgisse um impressionante arcabouço de graves violações contra a dignidade da pessoa humana, elucidadas sob diversas formas de violência. Nessa conjuntura, o continente africano é um território propício a concentração dos maiores percentuais de desrespeito e violações contra os direitos individuais desses indivíduos. Nessa direção, o Estado da Guiné-Bissau não foge a lógica temporal de impunidades e transgressões aos Direitos Humanos, tendo em vista suas fragilidades políticas e sociais constitutivas. Portanto, este trabalho objetiva analisar sob o respaldo das correntes universalista e comunitarista, os casos das crianças guineenses - em especial, as crianças das escolas corânicas ou “meninos talibés”, e as práticas da excisão feminina em mulheres e crianças guineenses - no âmbito dessas duas concepções teóricas. Para tanto, analisar-se-á o contexto social e cultural do Estado guineense no tocante a promoção, preservação e interpretação dos Direitos Humanos.
Descrição: FREITAS, Jeane Silva de. Entre o universalismo dos direitos humanos e o particularismo africano: o caso das crianças de Guiné-Bissau. 2011.67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3019
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jeane Silva de Freitas.pdfJeane Silva de Freitas792.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.