Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30204
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Thalys Junior Almeida-
dc.date.accessioned2023-11-14T17:36:36Z-
dc.date.available2023-11-14T17:36:36Z-
dc.date.issued2023-09-21-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30204-
dc.descriptionFERREIRA. T. J. A. Conceito e representação de função através da resolução de problemas: o caso da ECIT Advogado Nobel Vita em Coremas-PB. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa o conceito e representação de funções através da resolução de problemas, com um estudo de campo na Escola ECIT Advogado Nobel Vita em Coremas-PB. A pesquisa envolveu alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, buscando compreender seu desempenho em relação aos conceitos de função. A revisão de literatura destacou a importância histórica da resolução de problemas no ensino de matemática e seu papel no desenvolvimento do pensamento matemático avançado (TALL, 1991). A metodologia incluiu pesquisa de campo com questionários sobre situações cotidianas relacionadas às funções. Os resultados mostram que a resolução de problemas exige mediação do professor para uma aprendizagem significativa, superando a abordagem tradicional baseada na memorização (NOVAK, 1981). Observou-se aumento no engajamento e compreensão conceitual dos alunos conforme se familiarizavam com essa abordagem. A análise quantitativa revelou dificuldades dos alunos com o conceito de função, independente do sexo. Predominaram respostas parcialmente adequadas, denotando compreensão limitada (SILVA et al., 2021). Ressalta-se a necessidade de melhoria do ensino para uma aprendizagem mais eficaz e significativa (ANDRADE, 1998). “No trabalho de exploração de problemas, há um prazer e uma alegria em ir-se cada vez mais longe, um ir cada vez mais profundo, um ir cada vez mais curioso” (ANDRADE, 1998, p.26).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Rômulo Tonyathy da Silva Mangueirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
dc.subjectFunçõespt_BR
dc.subjectRepresentação da funçãopt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.titleConceito e representação de função através da resolução de problemas: o caso da ECIT Advogado Nobel Vita em Coremas - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thalys Junior Almeida FerreiraTCC - Thalys Junior Almeida Ferreira560.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito538.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.