Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30204
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Thalys Junior Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T17:36:36Z | - |
dc.date.available | 2023-11-14T17:36:36Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30204 | - |
dc.description | FERREIRA. T. J. A. Conceito e representação de função através da resolução de problemas: o caso da ECIT Advogado Nobel Vita em Coremas-PB. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa o conceito e representação de funções através da resolução de problemas, com um estudo de campo na Escola ECIT Advogado Nobel Vita em Coremas-PB. A pesquisa envolveu alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, buscando compreender seu desempenho em relação aos conceitos de função. A revisão de literatura destacou a importância histórica da resolução de problemas no ensino de matemática e seu papel no desenvolvimento do pensamento matemático avançado (TALL, 1991). A metodologia incluiu pesquisa de campo com questionários sobre situações cotidianas relacionadas às funções. Os resultados mostram que a resolução de problemas exige mediação do professor para uma aprendizagem significativa, superando a abordagem tradicional baseada na memorização (NOVAK, 1981). Observou-se aumento no engajamento e compreensão conceitual dos alunos conforme se familiarizavam com essa abordagem. A análise quantitativa revelou dificuldades dos alunos com o conceito de função, independente do sexo. Predominaram respostas parcialmente adequadas, denotando compreensão limitada (SILVA et al., 2021). Ressalta-se a necessidade de melhoria do ensino para uma aprendizagem mais eficaz e significativa (ANDRADE, 1998). “No trabalho de exploração de problemas, há um prazer e uma alegria em ir-se cada vez mais longe, um ir cada vez mais profundo, um ir cada vez mais curioso” (ANDRADE, 1998, p.26). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Funções | pt_BR |
dc.subject | Representação da função | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.title | Conceito e representação de função através da resolução de problemas: o caso da ECIT Advogado Nobel Vita em Coremas - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Thalys Junior Almeida Ferreira | TCC - Thalys Junior Almeida Ferreira | 560.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 538.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.