Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30218
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tavares, Raony Jaderson Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-16T11:38:35Z | - |
dc.date.available | 2023-11-16T11:38:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.35 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30218 | - |
dc.description | TAVARES, Raony. Análise do potencial educacional de um jogo no estilo RPG de aventura solo abordando o tema sexualidade. 2023. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é parte de uma pesquisa de desenvolvimento do livro-jogo “Mais um nada comum dia na escola” (Lira; Smania-Marques, 2021). Trata-se de um RPG de aventura solo com o tema sexualidade cujo enredo se passa em um dia letivo de uma escola para a faixa etária entre 12 e 18 anos. O jogo aborda situações encontradas durante a vivência escolar de adolescentes, como, o bullying, o início da prática sexual, a gravidez, o uso de métodos de contraceptivos e o papel social sobre o que se é esperado para a classificação binária de gênero (feminino e masculino). Após passar pela validação dos pares e ciclos de validação internos, apresentaremos aqui as evidências coletadas no primeiro ciclo de avaliação com o público-alvo a partir das seguintes questões de pesquisa: as evidências obtidas no teste com o público-alvo confirmam hipóteses de potencialidades pedagógicas propostas por Lira e Smania-Marques, 2021? As mudanças que foram feitas para este segundo protótipo de jogo são efetivas? Que outras mudanças as evidências obtidas com o teste com o público-alvo sugerem? O jogo foi aplicado em uma escola pública de Campina Grande-PB com estudantes entre 13 e 15 anos em turmas do 9º ano do ensino fundamental. No total 52 estudantes responderam ao pré e pós questionário. Nossos resultados apontam para o grande potencial pedagógico do jogo para auxiliar o professor e o entendimento dos estudantes sobre a temática sexualidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Roberta Smania Marques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | RPG | pt_BR |
dc.title | Análise do potencial educacional de um jogo no estilo RPG de aventura solo abordando o tema sexualidade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Raony Jaderson Cavalcante Tavares | TCC - Raony Jaderson Cavalcante Tavares | 796.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 291.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.