Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30218
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTavares, Raony Jaderson Cavalcante-
dc.date.accessioned2023-11-16T11:38:35Z-
dc.date.available2023-11-16T11:38:35Z-
dc.date.issued2023-09-15-
dc.identifier.otherCDD 372.35-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30218-
dc.descriptionTAVARES, Raony. Análise do potencial educacional de um jogo no estilo RPG de aventura solo abordando o tema sexualidade. 2023. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é parte de uma pesquisa de desenvolvimento do livro-jogo “Mais um nada comum dia na escola” (Lira; Smania-Marques, 2021). Trata-se de um RPG de aventura solo com o tema sexualidade cujo enredo se passa em um dia letivo de uma escola para a faixa etária entre 12 e 18 anos. O jogo aborda situações encontradas durante a vivência escolar de adolescentes, como, o bullying, o início da prática sexual, a gravidez, o uso de métodos de contraceptivos e o papel social sobre o que se é esperado para a classificação binária de gênero (feminino e masculino). Após passar pela validação dos pares e ciclos de validação internos, apresentaremos aqui as evidências coletadas no primeiro ciclo de avaliação com o público-alvo a partir das seguintes questões de pesquisa: as evidências obtidas no teste com o público-alvo confirmam hipóteses de potencialidades pedagógicas propostas por Lira e Smania-Marques, 2021? As mudanças que foram feitas para este segundo protótipo de jogo são efetivas? Que outras mudanças as evidências obtidas com o teste com o público-alvo sugerem? O jogo foi aplicado em uma escola pública de Campina Grande-PB com estudantes entre 13 e 15 anos em turmas do 9º ano do ensino fundamental. No total 52 estudantes responderam ao pré e pós questionário. Nossos resultados apontam para o grande potencial pedagógico do jogo para auxiliar o professor e o entendimento dos estudantes sobre a temática sexualidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Roberta Smania Marquespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectRPGpt_BR
dc.titleAnálise do potencial educacional de um jogo no estilo RPG de aventura solo abordando o tema sexualidadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Raony Jaderson Cavalcante TavaresTCC - Raony Jaderson Cavalcante Tavares796.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito291.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.