Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30248
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Alexandra Nascimento da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-16T13:19:27Z | - |
dc.date.available | 2023-11-16T13:19:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30248 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Alexandra Nascimento da Silva. Influência dos contextos formativos do professor de matemática para promoção do ensino por meio das tecnologias digitais da informação e comunicação. 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação ou Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação vivencia nos dias atuais o ápice da inserção das tecnologias no contexto escolar. Mas, para que esse processo aconteça de forma eficaz é necessária uma melhor formação dos educadores. Para isso, se faz necessário a adaptação e inovação dos métodos de ensino para poder alcançar de forma atrativa os estudantes que possuem um alto domínio tecnológico, o que exige dos educadores uma maior proximidade com a cultura digital e suas ferramentas como meio de ensino. Diante deste contexto, este trabalho tem como objetivo analisar a influência dos contextos formativos do professor de Matemática para promoção do ensino por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Para alcançamos o objetivo pretendido realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, aplicando um questionário a professores de Matemática. Contamos com a participação de vinte e um professores de Matemática da Educação Básica, da rede pública de ensino da Paraíba. A análise foi realizada fundamentada nos referenciais teóricos adotados e nas nossas interpretações sobre o tema. A partir da análise foi possível observarmos que os contextos formativos dos professores influenciam diretamente em suas metodologias de ensino e que estes nos últimos anos estão cada vez mais inserindo o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para a promoção do ensino. Vale salientar que a utilização desta ferramenta ainda é escassa devido à falta não só de formação, mas também de recursos nas escolas, principalmente públicas. É necessário que a evolução digital dentro da Educação Matemática e os impactos gerados nas metodologias de ensino sejam consideradas tanto no contexto de formação inicial como nas formações continuadas para que alcancem as salas de aulas promovendo aprendizagens. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Daiana Estrela Ferreira Barbosa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação do professor | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.title | Influência dos contextos formativos do professor de matemática para promoção do ensino por meio das tecnologias digitais da informação e comunicação | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Alexandra Nascimento da Silva Oliveira | TCC - Alexandra Nascimento da Silva Oliveira | 506.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 217.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.