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dc.contributor.authorMoreno, Juliane Gomes-
dc.date.accessioned2023-11-16T13:55:07Z-
dc.date.available2023-11-16T13:55:07Z-
dc.date.issued2023-09-01-
dc.identifier.otherCDD 372.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30257-
dc.descriptionMORENO, Juliane Gomes. Caminhos da educação inclusiva: alunos com deficiência no ensino de ciências. 2023. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA inclusão educacional é um tema de extrema importância, em virtude ao número de deficientes que vem sendo avaliados e diagnosticados por uma equipe de saúde e que são matriculados em escolas. Com isso, surgiram políticas públicas que garantem o direito das pessoas com deficiência de frequentar salas de aula regulares. De acordo com Censo Escolar, em 2021, o percentual de alunos com deficiência, transtornos do espectro autista ou altas habilidades matriculadas em classes comuns aumentou gradualmente para a maioria das etapas de ensino. Esta revisão tem como objetivos principais discutir os desafios enfrentados pelos docentes em trabalhar com alunos com deficiência e identificar as ferramentas didáticas utilizadas na adaptação curricular para promover o desenvolvimento inclusivo no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa realizada compreende várias fases metodológicas. Inicialmente foi utilizado o modelo bibliográfico no qual se fez uma leitura seletiva nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). A busca foi realizada no idioma português, considerando artigos publicados entre o período de 2018 a 2023, para tanto foram utilizados os descritores “Educação Inclusiva”, “Crianças com Deficiência”, “Adaptação Curricular”. Foram selecionados 36 artigos, envolvendo a temática e objetivos desse trabalho. Os resultados indicaram que existe um grande desafio dos professores no processo de inclusão, com poucos recursos ofertados no período acadêmico, é necessário analisarmos o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Ciências Biológicas, para inserção de disciplinas voltadas para a Educação Inclusiva que auxiliem com recursos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência. Portanto, é imprescindível que no contexto da inclusão de alunos com deficiência, o professor tenha conhecimentos científicos e trabalhe a afetividade-aprendizagem na prática pedagógica, com olhar humanizado, com abordagem diferenciada e com a utilização de materiais do Sistema de comunicação alternativa como Pictures Exchange Communication System (PECs) e Applied Behavior Analysis (ABA).pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Dr. Simão Lindoso de Souza.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCiências-educaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPessoa com deficiência.pt_BR
dc.titleCaminhos da educação inclusiva: alunos com deficiência no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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