Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30281
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Trajano, Maria Jadielly Almeida de Matos | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-22T15:52:32Z | - |
dc.date.available | 2023-11-22T15:52:32Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-31 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30281 | - |
dc.description | TRAJANO, Maria Jadielly Almeida de Matos. As contribuições da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil: experiências vivenciadas no período de pandemia. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pandemia da Covid-19 teve um forte impacto na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica no Brasil. Com a impossibilidade das aulas presenciais, as escolas adotaram o ensino remoto como alternativa para minimizar os prejuízos educacionais. Nesse contexto, o estudo em questão foi realizado com o objetivo principal de analisar a eficácia das aulas remotas na Educação Infantil, utilizando práticas lúdicas no planejamento. Ademais, os objetivos específicos foram: a) Compreender a Educação Infantil como um direito da criança e uma etapa da Educação Básica; b) Entender a importância da ludicidade para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e como o professor pode incluir essas práticas em aulas remotas; e c) Analisar o aproveitamento obtivo em aulas remotas através de um planejamento com metodologias lúdicas na Educação Infantil em um contexto de pandemia. O referencial teórico contou com autores que pesquisaram e desenvolveram trabalhos sobre a Educação Infantil no período de pandemia, como Silva e Ribeiro (2020), Oliveira et al., (2020), Hamuch e Lima (2021), como também a legislação educacional vigente, somada aos referenciais curriculares, diretrizes e bases da educação nacional. A metodologia empregada foi uma pesquisa de campo qualitativa e exploratória, utilizando um questionário com 10 perguntas aplicado às professoras de Educação Infantil do Brejo Paraibano, por meio do Google Forms. Os resultados indicaram que as professoras foram capazes de adaptar seus planejamentos para oferecer práticas lúdicas no ensino remoto, contando com a colaboração das famílias. Embora tenham considerado a ludicidade importante, a avaliação do aproveitamento das crianças e a autoavaliação das práticas variaram de boa a regular, sem atingir o nível excelente em nenhuma questão. A ludicidade mostrou-se como um elemento essencial para o ensino e aprendizagem, mesmo em tempos difíceis. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Aulas remotas | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.title | As contribuições da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil: experiências vivenciadas no período de pandemia. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Jadielly Almeida de Matos Trajano | TCC - Maria Jadielly Almeida de Matos Trajano | 742.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 293.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.