Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3031
Título: Ecologia da comunidade fitoplactônica em diferentes ecossistemas aquáticos urbanos da região metropolitana de João Pessoa, PB
Autor(es): Costa, Davi Freire da
Palavras-chave: Fitoplâncton
Ecossistemas aquáticos
Macrófitas aquáticas
Data do documento: 7-Mar-2014
Resumo: Este trabalho visou identificar que fatores ambientais interferem direta ou indiretamente na estrutura sazonal fitoplanctônica em diferentes tipos de ecossistemas aquáticos da região metropolitana de João Pessoa, PB. Coletas de dados foram realizadas bimestralmente de agosto/2009 até junho/2010, em três pontos na lagoa Solon de Lucena, no rio Jaguaribe e no reservatório das Águas Minerais. Foram medidos in situ dados de temperatura e transparência da água, profundidade e níveis de infestação de macrófitas aquáticas, e coletadas amostras de fitoplâncton. Além destes parâmetros, dados de temperatura do ar, velocidade do vento, radiação solar e precipitação pluviométrica foram obtidos do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET. Variáveis bióticas, como riqueza, densidade, diversidade e equitatividade foram analizadas a partir das amostras de fitoplâncton. Os dados foram tratados através de análise de variância e correspondência canônica. A variação espacial dos dados foi observada apenas entre os ecossistemas (p<0,05). O reservatório e o rio apresentaram fitoplâncton típico de ambientes lóticos com maior riqueza de Bacillariophyta (52,8% e 47,8%, respectivamente). Entretanto, a lagoa apresentou riqueza típica de ambientes lacustres com maior contribuição de Chlorophyta (52,8%). Este ecossistema diferente dos demais foi caracterizado pela ausência de macrófitas, baixa transparência da água (0,3 ± 0 m) e elevada densidade algal (89.903 ± 38.542 ind. mL-¹), com dominância Aphanocapsa nubilum. No rio uma menor diversidade (0,64 ± 0,24 bit.ind-1) foi associada à menor riqueza (2,4 ± 0,5 spp.) e à menor equitatividade (0,39 ± 0,19) comparados aos outros ecossistemas. No reservatório das Águas Minerais uma alta equitatividade (0,57 ± 0,12) esteve relacionada a não dominância de espécies no período amostrado. A influência de macrófitas no rio e no reservatório permitiu a introdução de espécies metafíticas e epifíticas nos seus respectivos fitoplâncton, o que foi explicado pela relação direta da densidade destas espécies com as macrófitas. Assim, a transparência da água e macrófitas foram os fatores interferentes nas flutuações do fitoplâncton entre os diferentes tipos de ecossistemas aquáticos estudados.
Descrição: COSTA, Davi Freire da. Ecologia da comunidade fitoplactônica em diferentes ecossistemas aquáticos urbanos da região metropolitana de João Pessoa, PB. 2011. 57f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3031
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Davi Freire da Costa.pdfDavi Freire da Costa889.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.