Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30314
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Anielly Sonaly Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T12:40:27Z | - |
dc.date.available | 2023-11-29T12:40:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 510 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30314 | - |
dc.description | RODRIGUES, Anielly Sonaly Gonçalves. O ensino de números racionais na forma decimal, grandezas e medida via aplicativo de compras. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino da Matemática tem passado por transformações significativas nas últimas décadas, buscando superar abordagens tradicionais e tornar o aprendizado mais significativo e envolvente para os alunos. Uma alternativa promissora é o uso de tecnologias, que proporcionam novas oportunidades e recursos para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Este trabalho propõe a utilização de aplicativos de delivery, com foco no iFood, como uma metodologia para o ensino e aprendizagem de números racionais na forma decimal e unidades de grandezas nas aulas de Matemática. O objetivo do estudo é investigar como os aplicativos podem contribuir para o desenvolvimento desses conceitos matemáticos. Para embasar a pesquisa, foram analisados estudos anteriores que exploram o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), bem como as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o estudo dos números racionais e das grandezas e medidas. Por meio da revisão bibliográfica, sugerimos uma sequência didática que integra o aplicativo iFood em sala de aula. Com essa abordagem, os alunos podem vivenciar situações práticas relacionadas aos números racionais, como análise de preços de alimentos, cálculo de descontos e pagamento. Além disso, podem explorar unidades de medida, como massa, capacidade e tempo, ao selecionar itens para compra e acompanhar o processo de entrega. Espera-se que essa proposta incentive os educadores a explorar o potencial dos aplicativos de entrega, como o iFood, como uma metodologia ativa no ensino da Matemática. Acredita-se que essa abordagem possa aumentar a motivação dos alunos, estabelecer uma conexão entre a Matemática e o mundo real, e contribuir para um aprendizado mais significativo e duradouro. Ao integrar tecnologias de forma contextualizada, os educadores podem enriquecer as aulas de Matemática, proporcionando experiências práticas e estimulantes, que auxiliam os alunos a desenvolverem habilidades matemáticas e a compreenderem a importância desses conceitos em suas vidas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Abigail Fregni Lins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Números racionais | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.title | O ensino de números racionais na forma decimal, grandezas e medidas via aplicativo de compras | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Anielly Sonaly Goncalves Rodrigues | TCC - Anielly Sonaly Goncalves Rodrigues | 199.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 199.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.