Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3032
Título: Composição alimentar de Astyanax bimaculatus (Linnaeus, 1758) e Astyanax fasciatus (Cuvier, 1819) em um rio intermitente do semiárido brasileiro, rio Ipanema (PE)
Autor(es): Mendes, Laarissa Benicio
Palavras-chave: Rios intermitentes
Peixes
Composição alimentar
Data do documento: 7-Mar-2014
Resumo: O semiárido brasileiro é caracterizado por mudanças hidrológicas marcantes, com extremos de chuva e seca. O caráter intermitente dos rios reflete na disponibilidade e quantidade de recursos alimentares. Desta forma espera-se que haja uma grande flexibilidade nos hábitos alimentares dos peixes, devido às oscilações na quantidade relativa do recurso alimentar disponível. Este estudo tem por objetivo caracterizar o hábito alimentar de Astyanax bimaculatus e Astyanax fasciatus em um rio intermitente do semiárido brasileiro. Quatro pontos de coletas foram amostrados em diferentes localidades ao longo do leito principal do rio Ipanema (PE). Em cada localidade foram feitas quatro coletas, duas no período chuvoso (Abril e Julho de 2007) e duas no período seco (Outubro de 2007 e Janeiro de 2008), usando redes de arrasto, espera e tarrafa. Os peixes coletados foram fixados em formol à 4% e após a identificação foram conservados em álcool à 70%. As análises estáticas foram realizadas com auxílio do programa PC-ORD, o índice de diversidade de Levin (medir diversidade de itens alimentares), o método de volume indireto de HYSLOP (estimar a contribuição de cada classe de itens alimentares) e o software Bio-dap (calcular índices de similaridade). Foram analisados 225 indivíduos de Astyanax bimaculatus, onde sua dieta foi composta por 45 itens alimentares sendo, Fragmento de Inseto (25,79%), Algas Filamentosas (10,85%) e Chironomidae Larva (6,77%), os principais itens. Já 209 indivíduos de Astyanax fasciatus foram analisados, alimentando-se de 28 itens, sendo principais Algas Filamentosas (26,50%), Fragmento de Inseto (18,61%), Material Vegetal Não Identificado (11,30%). Variações espaciais não foram observadas na composição alimentar das espécies estudadas. Porém variações temporais foram encontradas na dieta Astyanax fasciatus. A relação do tamanho dos peixes coletados com a sua dieta, não foi representada com significância, pois não houve evidência de que variações no tamanho dos peixes influenciaram os resultados. Os recursos tróficos utilizados pelas espécies do estudo classificaram-nas como onívoras.
Descrição: MENDES, Larissa Benicio. Composição alimentar de Astyanax bimaculatus (Linnaeus, 1758) e Astyanax fasciatus (Cuvier, 1819) em um rio intermitente do semiárido brasileiro, rio Ipanema (PE). 2011. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraiba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3032
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Benicio Mendes.pdfLarissa Benicio Mendes734.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.