Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30338
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rocha, Hyla de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-30T13:55:29Z | - |
dc.date.available | 2023-11-30T13:55:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 540.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30338 | - |
dc.description | ROCHA, Hyla de Lima. Utilização do senso comum para o ensino de substâncias e misturas com a temática agrotóxicos. 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Ensino de Química apresentado de forma conteudista distancia o ensino com a realidade dos alunos, perdendo seu significado, assim o uso da temática Agrotóxicos em sala de aula, permite uma relação com um problema real que aproxima o ensino com a vivência dos estudantes. Com isso, cada vez mais os pesquisadores estão buscando por metodologias inovadoras que favoreçam esse ensino. A pesquisa buscou identificar os possíveis diálogos entre os saberes de agricultores e estudantes de uma escola pública da 1ª série do Ensino Médio acerca da temática agrotóxicos. Identificando quais os agrotóxicos utilizados pelos agricultores e como fazem uso desses, compreender os conceitos de substâncias e misturas e promover a argumentação científica e avaliação da aprendizagem por meio da metodologia do Júri Simulado. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizado como estudo de caso. Participaram da pesquisa quatro agricultores rurais do município de Lagoa Seca-PB e uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola localizada na cidade de Campina Grande-PB. O instrumento de coleta de dados, consistiu em um questionário composto por questões abertas e a análise dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo proposta por Bardin. Com os dados obtidos foi possível identificar a importância do senso comum para construção do conhecimento científico e que a metodologia utilizada em sala de aula desempenhou uma excelente participação dos alunos e mostrou avanço no aprendizagem dos mesmos, quanto ao exercício aplicado sobre o conteúdo, teve um excelente resultado, contando que maioria dos alunos acertaram todas as questões e como também avaliaram o método de forma positiva, permitindo o alcance dos objetivos iniciais da pesquisa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profª Me. Leossandra Cabral de Luna | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Agrotóxicos | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Senso comum | pt_BR |
dc.title | Utilização do senso comum para o ensino de substâncias e misturas com a temática agrotóxicos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Hyla de Lima Rocha | TCC - Hyla de Lima Rocha | 1.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 684.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.