Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3034
Título: Distribuição dos gêneros de Chironomidae (Insecta: Diptera) em um rio intermitente do semiárido brasileiro, Rio Ipanema, PE
Autor(es): Farias, Rafaela Lima de
Palavras-chave: Chironomidae
Perturbação hidrológica
Distribuição em manchas
Data do documento: 7-Mar-2014
Resumo: A intermitência do fluxo de água superficial promove uma alta heterogeneidade espacial em rios de regiões secas, resultando na distribuição segregada da fauna de macroinvertebrados. Isto tem sido associado a mudanças na estrutura do habitat e composição do substrato. O estudo da família Chironomidae permite averiguar os padrões de distribuição das comunidades ao longo do rio, uma vez que vivem associados ao substrato de fundo e são importantes indicadores das condições ambientais. Portanto, este estudo teve por objetivos descrever a distribuição dos gêneros de Chironomidae ao longo de um rio intermitente do semiárido brasileiro e associar a composição da comunidade com variáveis ambientais. Foram realizadas coletas em três trechos distintos ao longo do rio Ipanema, durante os meses de abril, julho (período chuvoso) e outubro de 2007 e janeiro de 2008 (período seco). Macroinvertebrados bentônicos foram amostrados aleatoriamente em cada trecho através de uma rede tipo “D” com 40 cm de abertura e malha de 250 μm. Organismos pertencentes à família Chironomidae foram triados, identificados em nível de gênero e contados. A fauna de Chironomidae foi representada principalmente por Tanytarsus, Polypedilum e Saetheria com contribuições dos gêneros Procladius, Aedokritus e Dicrotendipes. Anova mostrou que a diferença na riqueza e densidade não foi significativa entre os pontos amostrados. Regressão Múltipla Hierárquica mostrou que a variação na riqueza e densidade explicada pelas variáveis ambientais foi significativa apenas para a composição do substrato (lama e areia) enquanto que a estrutura do habitat explicou apenas a variação na densidade. A fauna de Chironomidae apresentou segregação em sua composição faunística entre os locais de coleta, com os gêneros Aedokritus e Saetheria sendo indicadores significantes dos pontos 2 e 3 respectivamente. Análise de Correspondência Canônica mostrou que a relação entre a composição de Chironomidae e as variáveis ambientais foi significativa, sendo vegetação submersa, altitude e folhiço as mais importantes. O presente estudo mostra que a fauna de Chironomidade apresenta importante padrão de variação espacial associado à estrutura do habitat. É sugerido que a segregação da fauna de Chironomidae pode ser uma estratégia para a manutenção da alta diversidade do grupo observada em rios intermitentes do semiárido brasileiro.
Descrição: FARIAS, Rafaela Lima de. Distribuição dos gêneros de Chironomidae (Insecta: Diptera) em um rio intermitente do semiárido brasileiro, Rio Ipanema, PE. 2011. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3034
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela Lima de Farias.pdfRafaela Lima de Farias1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.