Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30342
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Renata Nunes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-30T18:28:17Z | - |
dc.date.available | 2023-11-30T18:28:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 800 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30342 | - |
dc.description | SILVA, Renata Nunes da. A representação da violência e do preconceito contra a mulher negra no conto "Maria", de Conceição Evaristo. 2023. 31f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras - português) Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A literatura afro-brasileira tem sido uma fonte rica de investigação, principalmente no que diz respeito às representações sociais, políticas e culturais que abordam as experiências das comunidades afrodescendentes no Brasil. Dentro desse campo, a análise da representação da mulher negra torna-se fundamental, principalmente no que diz respeito às interseções de gênero, raça e classe. O conto "Maria" da escritora Conceição Evaristo surge como uma expoente dentro deste tema, demonstrando a realidade vívida de muitas mulheres negras em nossa sociedade. Diante disso, a presente pesquisa propôs-se a investigar a representatividade da violência e do preconceito sofrido pela mulher negra, baseado na análise do conto “Maria”, presente na antologia Olhos d`água da escritora Conceição Evaristo. Para tanto, teve como objetivo central compreender como o narrador utiliza-se de suas narrativas para denunciar e problematizar a opressão que a mulher negra enfrenta no cotidiano brasileiro. Para isso, utilizamos do referencial teórico baseados em autores que discutem a literatura afro-brasileira e a contextualização histórica como, Eduardo de Assis Duarte (2011), Homi Bhabha (1998) e Silvio Almeida (2019), e também em teóricas do feminismo negro, como Bell Hooks (2013), Oliveira (2009) e a própria Evaristo (2016), também com autores que tratam dos diversos tipos de violências existente no conto, Queiroz (2008) Bourdieu (2002) e Silva (2018), entre outros em destaque no referencial bibliográfico. Esses autores forneceram ferramentas teóricas para interpretar o conto em sua profundidade, evidenciando como a literatura pode ser uma ferramenta de resistência e denúncia contra as opressões vivenciadas pela mulher negra. Como resultados, o estudo presente nesta pesquisa revelou que o conto “Maria” não apenas expõe as múltiplas formas de violência enfrentadas pela protagonista, mas também ressalta a relevância da escrita de uma mulher negra para ecoar a voz de muitas outras. Conceição Evaristo, por meio de sua narrativa, denuncia as opressões estruturais e cotidianas, mas também celebra a força e a capacidade da mulher negra de reinventar-se e resistir. A literatura, neste caso, afirma-se como um meio de denúncia, reflexão e, acima de tudo, a resistência da autora frente a um sistema opressor. Palavras-chave: Literatura afro-brasileira, Conceição Evaristo, Olhos d’ Água, preconceito, violência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Olavo Barreto de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Conceição Evaristo | pt_BR |
dc.subject | Olhos d' água | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.title | A representação da violência e do preconceito contra a mulher negra no conto "Maria", de Conceição Evaristo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC PDF - Renata Nunes da Silva PDF.pdf | TCC - Renata Nunes da Silva | 924.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito (1)_signed (1)(2).pdf | Termo de depósito | 256.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.