Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3035
Título: Avifauna da Estação Ecológica do Raso da Catarina, Bahia, Brasil
Autor(es): Paixão, Randson Modesto Coêlho da
Palavras-chave: Caatinga
Conservação ambiental
Estação ecológica
Data do documento: 7-Mar-2014
Resumo: A Estação Ecológica do Raso da Catarina é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral inserida na Caatinga, domínio exclusivamente brasileiro, que destaca-se por abrigar importante representatividade de aves endêmicas e ameaçadas. Entre essas, encontra-se a arara-azul-de-lear Anodorhynchus leari Bonaparte, 1856, espécie endêmica do sertão nordestino da Bahia, ocorrente apenas na região do Raso da Catarina. Apesar de sua importância, poucos estudos avifaunísticos foram realizados nesta unidade de conservação, e carece de estudos que forneçam informações ecológicas. Objetivou-se inventariar e caracterizar a avifauna ocorrente na Estação Ecológica do Raso da Catarina, e comparar a sua composição em duas áreas de vegetação de Caatinga diferentes, arbórea e arbustiva. Foram realizadas duas expedições de campo à unidade de conservação, nos meses de novembro de 2011 e maio de 2012. Através de capturas com redes-de-neblina, Lista de MacKinnon e observações não sistemáticas foram registradas 114 espécies de aves, distribuídas em 39 famílias. Destas, nove espécies são endêmicas do domínio Caatinga, três espécies ameaçadas de extinção, e seis são altamente sensíveis à distúrbios antrópicos, o que ressalta a importância da Estação Ecológica do Raso da Catarina para a conservação da aves da Caatinga. Três novos registros são apresentados neste trabalho para a Unidade de Conservação, sendo estes: Chordeiles pusillus Gould, 1861, Glaucis hirsutus (Gmelin, 1788) e Stigmatura budytoides (d´Orbigny & Lafresnaye, 1837). Com esforço amostral total de 1136 horas-rede foram capturados 540 indivíduos pertencentes a 67 espécies, o que possibilitou a estimativa da abundância relativa destas. São apresentadas ainda informações ecológicas sobre estrutura e composição que caracterizam a comunidade de aves ocorrentes na unidade de conservação.
Descrição: PAIXÃO, Randson Modesto Coêlho da. Avifauna da Estação Ecológica do Raso da Catarina, Bahia, Brasil. 2012. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3035
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Randson Modesto Coêlho da Paixão.pdfRandson Modesto Coêlho da Paixão1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.