Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30414
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rosa, Brunna Ferreira de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-05T17:03:03Z | - |
dc.date.available | 2023-12-05T17:03:03Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.2 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30414 | - |
dc.description | ROSA, Brunna Ferreira de Melo. Uma análise sobre as tendências pedagógicas dos personagens de J.K. Rowling: professor Severo Snape e professor Remo Lupin. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo, abordaremos a temática dos tipos de Tendências Pedagógicas utilizadas nas salas de aula através do meio literário do universo de Harry Potter. Nesse viés, sabemos da importância da Literatura Infantojuvenil na educação dos jovens, porém mostraremos, no decorrer do trabalho, que a literatura pode ser igualmente relevante para a formação de graduação na área da educação para os adultos, visando fomentar pensamentos críticos e discussões acerca das Tendências Pedagógicas. Em virtude disso, o objetivo geral desse trabalho é compreender como as tendências analisadas podem ser observadas como abordagens de ensino através da literatura, por meio de personagens do livro Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (1999), de J.K. Rowling, com o princípio de auxiliar na preparação de profissionais da área da educação. Para tanto, a presente pesquisa traz uma metodologia bibliográfica e possui, como referencial teórico, José Carlos Libâneo (1982; 1994), Jaime Cordeiro (2007; 2011), Paulo Freire (1996), entre outros. Além de apresentar as Tendências Pedagógicas, falaremos, de modo breve, sobre a reação dos alunos acerca dessas tendências específicas: tendência libertadora e tendência tradicional, bem como da relação aluno/professor dentro da sala de aula relacionado com as tendências citadas. Sendo assim, J.K Rowling, através desses personagens, mostra-nos exemplos de como a qualidade das dinâmicas e das metodologias são importantes para formandos em qualquer área pedagógica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Aline Oliveira do Nascimento | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tendências pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Uma análise sobre as tendências pedagógicas dos personagens de J.K. Rowling: professor Severo Snape e professor Remo Lupin | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Brunna Ferreira de Melo Rosa | TCC - Brunna Ferreira de Melo Rosa | 388.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 437.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.