Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30452
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Sara Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T14:27:42Z | - |
dc.date.available | 2023-12-06T14:27:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 981 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30452 | - |
dc.description | SOUZA, Sara Oliveira. A aplicabilidade da lei nº 10.639/03 na escola pública da cidade de Guarabira/PB. 2023. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema escolhido é importante para a promoção da educação, principalmente da educação voltada a história e a cultura afro-Brasileira, por isso, o estudo analisa a prática da Lei n° 10.639 (BRASIL, 2003) e da educação étnico-racial na cidade de Guarabira/PB. A pesquisa tem como objetivo geral pesquisar como as escolas do município de Guarabira da rede pública estão trabalhando a lei nº 10.639 (BRASIL, 2003) na sala de aula, sobretudo a partir das dificuldades e desafios que são encontrados no seu cotidiano, e também apresenta como objetivos específicos: conhecer a forma em que as escolas trabalham a educação étnico-racial, avaliar como está sendo inserida a Lei n° 10.639(BRASIL, 2003) nas escolas e quais são as metodologias usadas pelos professores, verificar se as metodologias dos professores estão colaborando para a prática da Lei n° 10.639(BRASIL, 2003), em seguida ajudar a promover atividades que trabalhará a educação étnico-racial nas escolas. Autores como Munanga(2005), Barbosa (2001), Richardson (2013) foram essenciais para contribuir para o estudo. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, onde foi analisado a qualidade das práticas dos/das professores/as, utilizando como instrumento de pesquisa o questionário composto por dois blocos de dados, um com informações pessoais dos professores e de sua formação e o outro bloco composto com perguntas abertas que auxiliou na coleta de dados da pesquisa dos noves docentes voluntários. O estudo teve um resultado satisfatório, onde todos os colaboradores que responderam os questionários afirmaram que a Lei nº 10.639 (BRASIL, 2003) é de fundamental importância nas instituições de ensino, e que eles buscam colocar ela em prática na sala de aula dentro das suas respectivas realidades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Sheila Gomes de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Prática | pt_BR |
dc.title | A aplicabilidade da lei nº 10.639/03 na escola pública da cidade de Guarabira/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Sara Oliveira Souza | TCC - Sara Oliveira Souza | 507.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 521.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.