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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30457
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ferreira, Adria Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T18:02:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-06T18:02:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 320.56 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30457 | - |
dc.description | Ferreira, Adria Santos. Racismo: O papel da escola pública na construção da identidade racial na infância. 2023. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O racismo está presente no dia a dia de todos nós, mas na comunidade escolar tende a manifestar-se com bastante frequência, visto que, a escola é para os estudantes a principal instituição de vivência coletiva depois da família e geralmente onde passam grande parte do tempo. A importância da formação de caráter também faz-se necessário no âmbito escolar, em virtude de ser um espaço que possui um papel significativo na busca por meios para o enfrentamento de tal prática e para a construção de sujeitos respeitosos. O presente trabalho tem por objetivo geral compreender como os/as professoras/os reconhecem a importância de abordar o racismo em sala de aula. Como objetivos específicos, é necessário: 1. Investigar a importância de trabalhar a temática racismo para a construção da identidade dos alunos; 2. Recolher relatos dos professores sobre as discriminações presenciadas em sala de aula; 3. Identificar entender quais as dificuldades de trabalhar com o racismo. O estudo foi feito em uma escola municipal da cidade de Guarabira-PB. A pesquisa foi construída em três etapas: na primeira foi feito um questionário, com perguntas específicas para responder nossos objetivos; na segunda falamos a entrega dos mesmos aos professores; na terceira foi feita a análise dos dados disponibilizados. Este trabalho se originou de forma qualitativa. A metodologia foi realizada a partir de questionários (com questões abertas e fechadas) com uma ordem de questões sobre conhecimentos étnicos raciais ao todo participaram dessa pesquisa cinco profissionais. Para o embasamento teórico utilizamos como autores principais D'adesky (2005), Dias (2011), e Oliveira (2002). Com esta pesquisa constatamos que os professores entendem a magnitude que é abordar uma educação étnico-racial em relação a construção de identidade negra na infância e a forma que as questões raciais dentro educação do ensino fundamental anos iniciais contribui diretamente no autoconhecimento da identidade dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Sheila Gomes de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Étnico racial | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.title | Racismo: o papel da escola pública na construção da identidade racial na infância. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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