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dc.contributor.authorMariano, Endyara de Morais Cabral-
dc.date.accessioned2023-12-06T19:12:43Z-
dc.date.available2023-12-06T19:12:43Z-
dc.date.issued2023-11-22-
dc.identifier.otherCDD 657.838-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30459-
dc.descriptionMARIANO, Endyara de Morais Cabral. Eficiência dos gastos públicos em educação básica nos munícipios paraibanos no contexto da covid-19: uma abordagem desde a Análise Envoltória de Dados (DEA). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO surgimento da pandemia de COVID-19 demandou aumento expressivo nos gastos públicos e, principalmente no setor da educação, diversos desafios surgiram à gestão financeira e operacional. Nesse contexto, é pertinente a atenção devida ao custo-benefício dos serviços públicos entregues à sociedade. O desenvolvimento deste trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência dos gastos públicos com a educação básica nos municípios do estado da Paraíba, verificando a influência ocasionada pela pandemia do Covid-19 por meio da comparação dos índices de eficiência nos biênios 2018-2019 e 2020-2021. Para tal, fez-se uso da aplicação da técnica Análise Envoltória de Dados (DEA) tendo como insumo a variável gasto por aluno e como produto os indicadores que se seguem: (i) a razão entre o número de professores e o de alunos matriculados e (ii) o desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa explicativa e quantitativa, de recorte transversal, e compreendeu uma amostra de 55 municípios com características compatíveis para coleta e apreensão dos resultados que aqui se analisaram. A análise DEA considerou escala de retornos variáveis (VRS) orientada aos outputs. Os resultados sugerem que há redução na eficiência durante o período pandêmico, para os três grupos populacionais de municípios analisados. Esta queda se mostrou maior para o grupo de municípios de maior tamanho populacional. A análise evidenciou que a metodologia DEA é capaz de lidar com múltiplas unidades tomadoras de decisão, efetuando uma comparação mediante conjuntos de variáveis de entradas e de saídas correspondentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Roseane Patrícia de Araújo Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectGastos Públicospt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectAnálise Envoltória de Dadospt_BR
dc.titleEficiência dos gastos públicos em educação básica nos munícipios paraibanos no contexto da covid-19: uma abordagem desde a Análise Envoltória de Dados (DEA)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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