Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3047
Título: Política externa venezuelana para integração regional: análise sobre os discursos de Hugo Chávez
Autor(es): Bezerra, Ewelyne Rossane de Macedo
Palavras-chave: Política externa da Venezuela
Discursos de Hugo Chávez
Integração regional
Hugo Cháves
Data do documento: 10-Mar-2014
Resumo: Esta pesquisa analisa um conjunto de fatos importantes, intrínsecos entre si e interligados à nossa realidade. A integração da América do Sul é vista como meio para que a região possua o mínimo de autonomia e destaque no cenário internacional, como contraponto à globalização econômica atual. Dentro deste contexto geral, observamos o papel desempenhado pela Venezuela e seu presidente Hugo Chávez. O objetivo deste trabalho é verificar qual o posicionamento da política externa do país em relação à integração da América do Sul. A pesquisa pretende analisar através dos discursos proferidos de Hugo Chávez, a atuação do país em organismos internacionais e regionais em uma perspectiva integracionista. Igualmente se houve modificações no conteúdo do discurso, na formação e no corpo discursivo após mais de uma década do governo Chávez.
Descrição: BEZERRA, Ewelyne Rossane de Macedo Bezerra. Política externa venezuelana para integração regional: análise sobre os discursos de Hugo Chávez. 2011. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3047
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ewelyne Rossane de Macedo Bezerra.pdfEwelyne Rossane de Macedo Bezerra721.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.