Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Vanessa de-
dc.date.accessioned2023-12-07T14:15:09Z-
dc.date.available2023-12-07T14:15:09Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30474-
dc.descriptionLIMA, Vanessa de. Os impactos da pandemia sobre o processo de aprendizagem de alunos do Ensino Médio. 2023. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação de Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO período de pandemia mundial, ocasionada pelo vírus SARS-COV-2 (causador da doença Covid 19), em todos os segmentos da sociedade teve como medida de contenção o isolamento social e, assim como em outros contextos, no âmbito escolar/acadêmico foi necessário migrarmos para o ambiente remoto, dando continuidade às atividades educativas. Todavia, ocorreram alguns percalços e a aprendizagem dos alunos sofreu algumas perdas. Considerando então tal realidade, o presente estudo tem como objetivo descrever os impactos sentidos pelos alunos da 3ª série de uma escola pública localizada no município de Dona Inês-PB. Para tanto, em termos metodológicos, nosso estudo vincula-se à abordagem de cunho qualitativo e se ancora numa perspectiva interpretativista. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário estruturado, o qual foi aplicado com fins de investigação quanto à percepção dos alunos durante o seu desempenho no período remoto, sobre o acesso à internet e aos aparelhos que dispunham, apoio familiar, os entraves vividos por eles e como esses aspectos refletem na continuidade dos estudos. Com esse mesmo intuito, foi aplicado também um questionário com o professor de Língua Portuguesa da turma, a fim de comparar as percepções do ensino e da aprendizagem e analisar as convergências. Como resultados, verificou-se que, após à análise das respostas, parte dos alunos não conseguiam acompanhar as aulas remotas em sua totalidade e, que há prejuízos educacionais e psicológicos oriundos das aulas no período remoto, refletidos no desenvolvimento de conhecimentos durante as aulas presenciais atualmente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Karla Valéria Araújo Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPós Pandemiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectImpactos educacionaispt_BR
dc.titleOs impactos da pandemia sobre o processo de aprendizagem de alunos do Ensino Médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vanessa de LimaTCC - Vanessa de Lima513.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.