Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30474
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Vanessa de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-07T14:15:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-07T14:15:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30474 | - |
dc.description | LIMA, Vanessa de. Os impactos da pandemia sobre o processo de aprendizagem de alunos do Ensino Médio. 2023. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação de Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O período de pandemia mundial, ocasionada pelo vírus SARS-COV-2 (causador da doença Covid 19), em todos os segmentos da sociedade teve como medida de contenção o isolamento social e, assim como em outros contextos, no âmbito escolar/acadêmico foi necessário migrarmos para o ambiente remoto, dando continuidade às atividades educativas. Todavia, ocorreram alguns percalços e a aprendizagem dos alunos sofreu algumas perdas. Considerando então tal realidade, o presente estudo tem como objetivo descrever os impactos sentidos pelos alunos da 3ª série de uma escola pública localizada no município de Dona Inês-PB. Para tanto, em termos metodológicos, nosso estudo vincula-se à abordagem de cunho qualitativo e se ancora numa perspectiva interpretativista. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário estruturado, o qual foi aplicado com fins de investigação quanto à percepção dos alunos durante o seu desempenho no período remoto, sobre o acesso à internet e aos aparelhos que dispunham, apoio familiar, os entraves vividos por eles e como esses aspectos refletem na continuidade dos estudos. Com esse mesmo intuito, foi aplicado também um questionário com o professor de Língua Portuguesa da turma, a fim de comparar as percepções do ensino e da aprendizagem e analisar as convergências. Como resultados, verificou-se que, após à análise das respostas, parte dos alunos não conseguiam acompanhar as aulas remotas em sua totalidade e, que há prejuízos educacionais e psicológicos oriundos das aulas no período remoto, refletidos no desenvolvimento de conhecimentos durante as aulas presenciais atualmente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Karla Valéria Araújo Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Pós Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Impactos educacionais | pt_BR |
dc.title | Os impactos da pandemia sobre o processo de aprendizagem de alunos do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Vanessa de Lima | TCC - Vanessa de Lima | 513.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.