Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30475
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Felipe Beijamim de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-07T17:52:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-07T17:52:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30475 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Felipe Beijamim de. Histórias em quadrinhos na perspectiva do letramento: práticas educativas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2023. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo propõe-se a refletir sobre a prática educativa com as Histórias em Quadrinhos no âmbito do letramento no Ensino Fundamental dos anos iniciais. Ante ao objetivo de estudo buscamos indagar, como as Histórias em Quadrinhos contribuem para práticas do letramento no Ensino Fundamental durante os anos iniciais? Oriundo de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo em educação, evidencia como o letramento e a alfabetização são importantes no processo de aquisição das competências leitoras, embora sejam processos distintos, ambos se complementam e precisam ser compreendidos pelo docente que atua enquanto mediador no processo ensino e aprendizagem. Um recorte histórico acerca da concepção do gênero textual Histórias em Quadrinhos é parte integrante neste estudo, uma vez que serviu de suporte para os desdobramentos da pesquisa. O aporte teórico ancorou-se em Soares (2003; 2021), apresentando suas impressões sobre o letramento e Luyten (1985) e Waldomiro Vergueiro (2020) sobre as HQs na educação, além da Base Nacional Comum Curricular e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, documentos que acolheram a proposta de trabalho pedagógico com as Histórias em Quadrinhos, após rejeição e aversão a esse tipo de literatura, tais documentos denotam a efetividade do trabalho com esse gênero dentro das salas de aulas das escolas do Brasil. A pesquisa foi desenvolvida no Pré-Escolar Municipal Tio Patinhas, em Caiçara/PB, com alunos do segundo ano do Ensino Fundamental (anos iniciais), contando com a realização de oficinas pedagógicas como percurso metodológico utilizando as Histórias em Quadrinhos aliada a perspectiva do letramento, tais experiências mostraram que o trabalho pedagógico planejado, direcionado e intencional, culmina em resultados positivos, uma vez que esse tipo de literatura permite um trabalho que dialoga com outras páreas do conhecimento e desenvolve competências e habilidades nos educandos que os permite exercer as funções do letramento para além dos muros da escola, encontrando espaço no meio social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Francineide Batista de Sousa Pedrosa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Oficina pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ciclo de alfabetização | pt_BR |
dc.title | Histórias em quadrinhos na perspectiva do letramento: práticas educativas nos anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Felipe Beijamim de Oliveira | TCC - Felipe Beijamim de Oliveira | 839 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 1.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.