Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30485
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAzevedo, Stéfany Lourdes Vitorino de Sousa-
dc.date.accessioned2023-12-07T20:07:39Z-
dc.date.available2023-12-07T20:07:39Z-
dc.date.issued2023-11-24-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30485-
dc.descriptionAZEVEDO, Stéfany Lourdes Vitorino de Sousa. A formação de leitores através da história em quadrinhos Osvaldo, de Edgard Guimarães e Antonio Eder: apresentação de uma sequência básica. 2023. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAs Histórias em Quadrinhos (HQ), sendo um gênero híbrido, de fácil entendimento, tem maior aceitação das crianças. Por esse motivo, neste trabalho, optamos por levá-lo para dentro do ambiente escolar, visando a sua valorização, também com o intuito de despertar o prazer pela leitura e a promoção do letramento literário, através da sugestão de uma sequência básica, a partir do modelo proposto por Cosson (2009). Para isso, é necessário entender um pouco sobre o processo histórico que as HQ estão inseridas. Nessa parte do trabalho apresentaram-se elementos que mostram panoramicamente o desenvolvimento desse gênero. Em seguida, analisou-se o quadrinho Osvaldo (2023), dos autores Edgard Guimarães e Antonio Eder, com o intuito de entender melhor a utilização dos elementos quadrinísticos na narrativa escolhida para o desenvolvimento da sequência básica. Deste modo, a pesquisa qualifica-se como qualitativa de cunho bibliográfico, realizada através da leitura de livros, sites, artigos científicos, visando maior compreensão do tema aqui abordado. Sendo assim, este artigo conta com os conhecimentos de autores como Cosson (2009), Paulino (2014), Vergueiro (2017), Ramos (2019), Soares (2023), entre outros para entendermos melhor sobre as contribuições da leitura das histórias em quadrinhos para inserção das crianças ao letramento literário nos anos iniciais. Como resultados, compreendemos que a valorização em sala de aula dos quadrinhos é de grande valia para o desenvolvimento do letramento literário, possibilitando a entrada das crianças no universo das HQ, de modo a proporcionar estratégias de leitura e interpretação textuais que contribuem para imersão em práticas de leitura literária.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Olavo Barreto de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectOsvaldopt_BR
dc.titleA formação de leitores através da história em quadrinhos Osvaldo, de Edgard Guimarães e Antonio Eder: apresentação de uma sequência básicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Stéfany Lourdes Vitorino de Sousa AzevedoTCC - Stéfany Lourdes Vitorino de Sousa Azevedo4.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito339.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.