Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30487
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Álvaro Arthur de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-07T22:01:04Z | - |
dc.date.available | 2023-12-07T22:01:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30487 | - |
dc.description | ALVES, Álvaro Arthur de Araújo. Inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil: articulações teóricas a partir de Henri Wallon. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a inclusão na educação infantil, dialogando com as bases legais que se constituíram, historicamente, e que, se apresentam como significativos dispositivos legais e conquistas no âmbito jurídico e educacional, destacando as contribuições da teoria de Henri Wallon (2007) como arcabouço teórico importante para pensarmos as práticas pedagógicas nos processos de aprendizagem no âmbito da educação inclusiva. A coleta de dados ocorreu através de uma pesquisa bibliográfica na literatura científica e a análise por meio de uma síntese narrativa. Neste sentido, foi observada a relevância da educação infantil para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista (TEA). Também, foi demonstrado que a teoria walloniana sobre o desenvolvimento humano, considerando a integralidade organismo-meio e cognição-afetividade-motricidade, articule-se com os principais documentos que regem a educação infantil inclusiva no Brasil e podem conduzir ações pedagógicas mais efetivas. Acredita-se que o trabalho é relevante e contribui para o processo de inclusão na educação infantil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Jaqueline Leandro Ferreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Henri Wallon | pt_BR |
dc.title | Inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil: articulações teóricas a partir de Henri Wallon | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Álvaro Arthur de Araújo Alves | TCC - Álvaro Arthur de Araújo Alves | 526.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 248.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.