Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3058
Título: ARQUI Jr - Empresa Júnior de Arquivologia: uma ponte de integração entre os futuros arquivistas empreendedores da UEPB e o mercado de trabalho paraibano
Autor(es): Ferreira, Andréa de Freitas
Palavras-chave: Empresa Júnior de Arquivologia
Empreendedorismo
Prática Empreendedora Arquivística
Data do documento: 13-Mar-2014
Resumo: Como uma maneira inovadora das empresas sobreviverem diante das incertezas e exigências do mercado de trabalho, surgiu o empreendedorismo no mundo atual dos negócios. Nesse contexto, ele rompeu as fronteiras do mercado e chegou às universidades brasileiras com a educação empreendedora e suas práticas. Entre essas práticas, destaca-se a Empresa Júnior como uma ponte de integração entre as universidades e o mercado de trabalho através da prestação de serviços. Diante disso, este trabalho tem como objetivo desenvolver a proposta de elaboração da Empresa Júnior de Arquivologia da UEPB (ARQUI Jr). Com relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi classificada como teórica, a abordagem foi qualitativa e a tipologia do estudo foi exploratória e bibliográfica. De acordo com a pesquisa, a proposta apresenta alguns aspectos necessários para a criação e estruturação da empresa, tais como: o aval do coordenador do curso e a doação do espaço físico para a empresa; a formação da equipe de trabalho; o benchmarking inicial; o nome, Estatuto e Ata de fundação e eleição da empresa; a legalização; o conhecimento dos tributos; o Plano de Negócios; o organograma; a missão, visão e valores da empresa. A empresa pode oferecer, inicialmente, os serviços de consultoria arquivística, gestão de documentos, políticas de preservação de acervos, treinamentos de funcionários e pesquisa de mercado; e como atividades: palestras, mini-cursos, Workshops e visitas técnicas. O estudo sugere regras de funcionamento para a empresa através da propositura de seu Estatuto Social. Logo, recomenda-se que essa proposta seja analisada pelos estudantes de Arquivologia e com o apóio do corpo docente da UEPB, seja implantada a fim de transformar a realidade paraibana através das práticas empreendedoras arquivísticas.
Descrição: FERREIRA, Andréa de Freitas. ARQUI Jr - Empresa Júnior de Arquivologia: uma ponte de integração entre os futuros arquivistas empreendedores da UEPB e o mercado de trabalho paraibano. 2011. 108f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3058
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andréa de Freitas Frerreira.pdfAndréa de Freitas Ferreira974.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.