Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30580
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Thamirys Patricia Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-12T13:23:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-12T13:23:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-01 | - |
dc.identifier.issn | CDD 370.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30580 | - |
dc.description | COSTA, Thamirys Patricia Ramos da. Proafe-felizcidade: contribuições à implementação da abordagem experimental na rede pública de ensino estadual, segundo a perspectiva da gestão escolar. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como foco analisar as contribuições do Programa de Apoio à Formação e ao Ensino (PROAFE), em parceria com o programa FELIZCIDADE/UFCG, visando á implementação de abordagens experimentais no Ensino Fundamental II da rede pública de Campina Grande, sob a perspectiva da gestão escolar. A falta de infraestrutura e equipamentos nas escolas municipais emerge como uma das principais barreiras no Ensino de Ciências, gerando inquietações entre os educadores, devido à insuficiência de recursos didáticos para garantir um processo de ensino de qualidade. Diante desse cenário, a experimentação no Ensino de Ciências é considerada uma estratégia metodológica promissora, para superar essas limitações. O PROAFE, é uma iniciativa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande que foi instituído com o objetivo de intervir no processo de ensino-aprendizagem e na formação de professores, buscando transformar o contexto por meio de aulas experimentais. O campo de pesquisa se concentrou na Escola Cidadã Integral Monte Carmelo, da rede pública municipal, na cidade já supracitada. Utilizou-se de métodos qualitativos e um questionário estruturado para coleta de dados. A promoção de práticas inovadoras e o envolvimento ativo dos pais no processo de aprendizagem são apontados como elementos essenciais para alcançar a visão de uma escola ideal, porém os gestores identificam desafios como a espera por reformas, a falta de investimento em novas práticas de ensino, a necessidade de lidar com alunos desinteressados e a busca constante por formação docente. Os resultados indicam que, o PROAFE desempenha um papel significativo no conhecimento e envolvimento dos estudantes, influenciando positivamente o aprendizado, a autoestima e a renovação de estratégias de ensino. Em suma, o programa é percebido como um parceiro valioso, que não apenas fornece recursos educacionais adicionais, mas também, estimula a criatividade, inovação e engajamento dos estudantes, promovendo uma abordagem mais eficaz e envolvente no processo educativo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa.Dra. Maria Avany Bezerra Gusmão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Formação e ensino | pt_BR |
dc.title | Proafe-felizcidade: contribuições à implementação da abordagem experimental na rede pública de ensino estadual, segundo a perspectiva da gestão escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Thamirys Patricia Ramos da Costa | TCC - Thamirys Patricia Ramos da Costa | 242.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 686.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.