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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30586
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fernandes, Maria Joselma Vicente | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-12T14:01:20Z | - |
dc.date.available | 2023-12-12T14:01:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.14 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30586 | - |
dc.description | FERNANDES, Maria Joselma Vicente. Mecanismos de representação americana em Woody woodpecker: uma abordagem semiótica cultural. 2023. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em 1940, o Pica-Pau, do original Woody Woodpecker, foi criado pelo cartunista Walter Lantz nos EUA em seu estúdio de animação, aparecendo pela primeira vez no episódio chamado Knock Knock, no mês de novembro do mesmo ano, dentro de um desenho de Andy Panda. É indiscutível que ao produzir a animação o cartunista Walter Lantz propague valores culturais e nos apresente o imperialismo americano através de signos culturais e simbologias, seus costumes e valores através do personagem Pica Pau, viabilizando uma nova interpretação na mente do espectador. O objetivo geral desta pesquisa foi explorar a linguagem para caracterizar os personagens em alguns episódios do seriado, reunindo analogias em alusão aos americanos, o cenário, as cores do protagonista, os objetos utilizados como pano de fundo, dentre outros aspectos semióticos (Santaella, 2005). Ainda assim, especificamente, descreveremos brevemente um recorte histórico dos Estados Unidos no século XX, enfatizando o momento de guerras vivenciado pelo país, correlacionando o momento histórico com o surgimento do seriado; apontaremos aspectos gerais da vida e obra de Walter Lantz; exploraremos os conceitos de semiótica cultural (Israel, 2020; Cortina et al., 2014; Bordin, 2013) a partir da sua história de surgimento, bem como, seus objetos de estudos. A pesquisa seguiu uma abordagem de cunho qualitativo, em que o trabalho, em relação ao seu método de investigação, se apresenta como uma análise dentro da semiótica cultural que adota matrizes de linguagem e pensamento. Conclui-se que a abordagem realizada dentro da semiótica cultural, nos levou a compreensão de que estamos em uma época em que tudo pode ser considerado linguagem, mas que pouco sabemos sobre os códigos que modelizam tais linguagens, e sabemos menos ainda do que se alimenta o processo de significação de tais linguagens. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Jackson Cícero França Barbosa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Pica-Pau | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Semiótica Cultural | pt_BR |
dc.subject | Representação Americana | pt_BR |
dc.title | Mecanismos de representação americana em Woody woodpecker: uma abordagem semiótica cultural | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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