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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30592
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fernandes, Ilka Taysa Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-12T14:23:04Z | - |
dc.date.available | 2023-12-12T14:23:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 628 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30592 | - |
dc.description | FERNANDES, Ilka Taysa Fernandes. Pesquisa descritiva sobre ação extensionista desenvolvida em escolas públicas no período da pandemia covid-19 e pós pandemia: poluição sonora. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A poluição sonora é o excesso de ruídos que prejudica a saúde física e mental da população. Muitas vezes esse tipo de poluição passa despercebida pois não produz resíduos, acúmulos poluentes na terra, ar ou mar, mas que afeta diretamente o organismo do ser humano por fazer parte de seu cotidiano. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) qualquer som que ultrapasse o valor de 50 decibéis pode ser considerado nocivo à saúde. Diante disso, um ambiente que é bastante afetado por ruídos, causando desconforto e preocupação, é o escolar. Em escolas, o ruído pode interferir na saúde de educadores(as) e estudantes e também no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que há estreita relação entre eficiência de ensino e condições acústicas da Instituição. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo saber qual a percepção dos(as) alunos(as) e professores(as) de Escolas Públicas do Estado da Paraíba, quanto à poluição sonora e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem por meio da aplicação de um questionário, o estudo foi desenvolvido durante e após a pandemia Covid 19. Além disso, o projeto teve como propósito realizar visitas as escolas; reuniões para elencar as diversas atividades de recreação, didáticas e culturais desenvolvidas nas Instituições e a produção de palestras acerca do tema, possibilitando a troca de conhecimentos e a conscientização sobre o tema apresentado, e então determinar soluções que possam proporcionar conforto acústico aumentando a segurança, satisfação e saúde de todos(as). Confirmamos, conforme vários pesquisadores(as), que a poluição sonora apesar de invisível é um crime ambiental que causa danos a saúde física, social e mental ao ser humano, diante disso, o controle da poluição sonora requer soluções técnicas e educativas nas escolas públicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profª Drª Lígia Maria Ribeiro Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Poluição sonora | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Pesquisa descritiva sobre ação extensionista desenvolvida em escolas públicas no período da pandemia covid-19 e pós pandemia: poluição sonora. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 01 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - Ilka Taysa Fernandes Santos | TCC - Ilka Taysa Fernandes Santos | 567.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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