Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3060
Título: Expectativas e percepção dos acadêmicos do curso de arquivologia da UEPB com relação ao ingresso no mercado de trabalho arquivístico
Autor(es): Souza, Daniel Fernandes de
Palavras-chave: Mercado de trabalho arquivístico
Percepção dos acadêmicos de arquivologia
Perfil dos acadêmicos de arquivologia
Data do documento: 13-Mar-2014
Resumo: Desde a criação dos cursos de graduação em Arquivologia, nos anos 1970, a nova ciência não cessa de se expandir no ensino superior, fato demonstrado pela criação regular de novos cursos nas universidades públicas. O crescimento da graduação parece ter impactado o mercado de trabalho, conforme é relatado em algumas pesquisas acadêmicas. Dessa forma o presente estudo buscou analisar as expectativas e percepção dos acadêmicos em relação ao ingresso no mercado de trabalho, como também buscou traçar o perfil dos mesmos, identificando as atividades que esses pretendem dedicar-se após o término do curso. Trata-se de um estudo de caráter descritivo que tem como objetivo a descrição das características de determinada população ou fenômeno e o estabelecimento de relações entre variáveis através da abordagem quantitativa. A pesquisa foi composta pelos acadêmicos regularmente matriculados no curso de Arquivologia da UEPB. A amostra correspondeu aos alunos matriculados no 9º semestre noturno, no período de junho de 2012 num total de 24 alunos. Os dados foram analisados com o auxílio do programa Microsoft Excel e os resultados foram dispostos em forma de tabelas. De acordo com os resultados encontrados, foi possível traçar o perfil do acadêmico de Arquivologia da UEPB que é, em sua maioria, do sexo feminino, solteiro, com faixa etária média de 29 anos e de nível socioeconômico relativamente baixo. Com relação à atividade que pretendem se dedicar ao término da graduação, há uma forte tendência para o concurso público, podendo ser atribuído pela busca do emprego fixo. A escolha pelo curso foi decidida de última hora e os alunos afirmaram estar relativamente satisfeitos com o curso de Arquivologia da UEPB. Quanto às expectativas dos acadêmicos em relação ao mercado de trabalho, a maioria afirma que o mesmo está em expansão, apontando o setor público como o mais promissor na área e esperam um salário inicial entre 1.500 a 2.000 reais. Com os resultados deste trabalho, podemos concluir que é necessário que as instituições de ensino procurem adequar o perfil do profissional a ser formado para a realidade social que se encontra o país.
Descrição: SOUZA, Daniel Fernandes de. Expectativas e percepção dos acadêmicos do curso de arquivologia da UEPB com relação ao ingresso no mercado de trabalho arquivístico. 2012. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3060
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniel Fernandes de Souza.pdfDaniel Fernandes de Souza604.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.