Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30612
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nogueira, Manoel Cândido | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-12T22:10:29Z | - |
dc.date.available | 2023-12-12T22:10:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 070.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30612 | - |
dc.description | Nogueira, M. C. Fake news, desinformação e plataformas digitais: a credibilidade do jornalismo pelo olhar de futuros jornalistas. 2023. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharel em Jornalismo. Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | No mundo moderno, onde as fake news e as desinformações são atribuídas ao jornalismo, a profissão foi atingida por uma montanha de acusações inverídicas, afetando diretamente sua credibilidade. Nesse contexto, o avanço das mídias sociais tem contribuído com a crise. A falta de leis que punam, de fato, quem cria ou compartilha fake news, é uma lacuna que contribui com a problemática. Sendo assim, o trabalho em questão tem como objetivo principal entender como os alunos de jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) enxergam, principalmente, a profissão de jornalista em relação à sua imparcialidade e relevância. Para isso, produzimos um questionário no Google Forms e enviamos aos estudantes. Participaram 62 alunos, o que corresponde a 13,21% dos matriculados de quase todos os períodos, com exceção do 11º. A porcentagem é importante e nos proporciona uma visão sobre a problemática. Logo, nossa abordagem é quantitativa, posto que em princípio, a intenção de propagar os dados dos resultados da pesquisa é evitar distorções de análise e interpretações, possibilitando maior segurança na discussão dos dados (RICHARDSON, 2012). Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, pois abrange estudos já existentes e contribui para tornar o problema ainda mais evidente. Para este estudo, utilizamos estudos de Martino (2019), Marcondes Filho (2018), Trasel; Lisboa e Reis (2018) e Canavilhas e Ferrari (2018), dentre outros estudiosos importantes. Com relação ao questionário, 51 alunos consideram que há jornalismo parcial. Outro dado importante foi a constatação de 96,8% dos entrevistados que afirmaram que as desinformações podem mudar o resultado de uma eleição. Do lado positivo, 45,3% dos estudantes afirmaram que a profissão desempenha uma tarefa essencial na atualidade. Contudo, a pesquisa evidenciou um dado preocupante: 21% dos entrevistados acham a profissão desmotivante ou difícil. Isso nos faz refletir sobre o que pode ser feito para mudar essa realidade desestimulante e séria. Portanto, os dados desse estudo contribuem para termos uma ideia geral sobre como pensam os futuros jornalistas formados pela UEPB em relação à credibilidade e imparcialidade jornalística, sendo, ainda, base para estudos mais aprofundados no futuro. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba - UEPB | pt_BR |
dc.subject | Fake news | pt_BR |
dc.subject | Mídias sociais | pt_BR |
dc.subject | Credibilidade | pt_BR |
dc.subject | Desinformação | pt_BR |
dc.title | Fake news, desinformação e plataformas digitais: a credibilidade do jornalismo pelo olhar de futuros jornalistas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 27 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MANOEL CÂNDIDO 191270296.pdf | 1.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TERMO_DEPOSITO_TCC_assinado ok.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.