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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30618
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Maria José Pontes dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-13T12:49:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-13T12:49:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30618 | - |
dc.description | SANTOS, Maria José Pontes dos. Análise funcionalista do pronome oblíquo átono "me" em dois livros didáticos do 9° ano do ensino fundamental. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca discutir sobre a importância de uma abordagem funcionalista no ensino de gramática, com foco especial no pronome átono “me”, enfatizando a prática de Análise Linguística. Desse modo, o objetivo geral desse estudo é examinar como dois livros didáticos de Português do 9° ano do Ensino Fundamental trazem a perspectiva de ensino dos pronomes oblíquos átonos na relação com o funcionalismo, com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, nossa pesquisa justifica-se pela necessidade de abordar não apenas as teorias que identificam os desafios presentes no ensino de gramática descontextualizada, mas também fornecer propostas pedagógicas que promovam uma abordagem crítica e reflexiva no ensino de Língua Portuguesa. Diante disso, esse estudo é de natureza básica, pois contribui para o conhecimento científico, haja vista que utilizamos de argumentos e métodos teóricos para fundamentar a nossa pesquisa. Sob essa ótica, a abordagem desse estudo é de cunho qualitativo, uma vez que se propõe a analisar o fenômeno do pronome oblíquo átono “me” em dois livros didáticos do 9° ano do ensino fundamental. Dessa forma, nossas discussões acerca do tema Análise Linguística encontram embasamento nos pressupostos postulados por Antunes (2003), Geraldi (2006), Neves (2014), Oliveira (2010) e Travaglia (2009); no tocante aos gêneros textuais/discursivos, destacamos Marcuschi (2010) e Bezerra (2010); sobre a análise do livro didático e proposta para um ensino significativo dos pronomes átonos, tomamos por base os princípios de Pilati (2017) e Santos (2008). Como resultado, afirmamos que uma abordagem reflexiva, que utilize exemplos reais e questione a norma, pode contribuir para tornar o aprendizado da gramática e, consequentemente, das colocações pronominais mais interessante e significativo para os alunos. Assim, essa abordagem também estimula o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de os alunos de analisarem criticamente a língua e aplicarem seus conhecimentos de forma adequada e eficiente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Paulo Vinícius Ávila Nóbrega | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Funcionalismo | pt_BR |
dc.subject | Análise linguística | pt_BR |
dc.subject | Pronomes átonos | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | Análise funcionalista do pronome oblíquo átono "me" em dois livros didáticos do 9° ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
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