Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3062
Título: Ciência como técnica ou técnica como ciência: nas trilhas da arquivologia e seu status de cientificidade
Autor(es): Silva, Luiz Eduardo Ferreira da
Palavras-chave: Arquivologia
Razão prática
Ciência
Data do documento: 13-Mar-2014
Resumo: A atuação da ciência avança a história das relações sócio-econômicas e estruturais da humanidade, um legado voltado para explicações e comprovações, métodos que buscam compreender e afirmar que algo pode ou não acontecer. Uma semiótica atrelada a variações, contradições e dizeres. A ciência não é algo efêmero, tem uma duração inimaginável nos seus conceitos e métodos. Assim, essa pesquisa tem como objeto analisar o lugar da Arquivologia enquanto uma possível ciência. Em termos metodológicos, por intermédio do método hermenêutico buscou identificar todo o avanço das ciências através das cronologias, procurando entender como se constitui e caracteriza-se uma ciência enquanto tal. Com isso, compreendemos que essas questões norteadoras em torno da cientificidade da Arquivologia são fundamentais para a nossa formação, pois, identificamos que a Arquivologia ainda necessita de metodologias e objetos coesos. Contudo, a partir da nossa hipótese conclui-se que a Arquivologia e os arquivos sofreram várias influências, através de correntes como o positivismo, funcionalismo, empirismo e pragmatismo, que trouxeram para dentro desses espaços aspectos da razão instrumental na organização documental, ocorrendo uma “razão prática” que vitimou e condicionou os próprios princípios arquivísticos e a Arquivologia.
Descrição: SILVA, Luiz Eduardo Ferreira da. Ciência como técnica ou técnica como ciência: nas trilhas da arquivologia e seu status de cientificidade. 2011. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3062
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Eduardo Ferreira da Silva.pdfLuiz Eduardo Ferreira da Silva1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.