Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Nicole Mariane de França-
dc.date.accessioned2023-12-13T13:46:52Z-
dc.date.available2023-12-13T13:46:52Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.otherCDD 418-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30623-
dc.descriptionFERREIRA, N. M. F. Telas e livros: conexões tecnológicas na literatura - uma proposta com o Tiktok. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente texto aborda os desafios enfrentados na utilização da linguagem digital como recurso na construção do conhecimento. Questiona-se a base teórica e a eficácia dos recursos digitais no estímulo à produção textual, destacando a importância da leitura e escrita para a interação social. Nesse contexto, a escola assume o compromisso de promover o desenvolvimento de competências em letramento, especialmente no âmbito digital, considerando que os alunos são nativos digitais nesta era. A pesquisa tem como objetivo explorar o uso das tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Especificamente, investiga o impacto do uso desses recursos, com destaque para o Tik Tok, na qualidade do planejamento da escrita e da comunicação. Além disso, busca compreender o papel desses recursos tecnológicos na melhoria das habilidades linguísticas dos alunos. Para alcançar tais objetivos, a atividade proposta consiste na análise do conto "O Alienista" de Machado de Assis, e na produção de resenhas críticas em formato escrito e em vídeo para o Tik Tok, promovendo o senvolvimento de habilidades de leitura, escrita, análise crítica e uso responsável das tecnologias digitais. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e bibliográfica, utilizando análise de conteúdo de fontes como livros, artigos científicos e documentos oficiais. A análise crítica e reflexiva dos resultados obtidos embasa as discussões e conclusões apresentadas no estudo. A pesquisa percorre diferentes etapas, abordando conceitos como cibercultura, ciberespaço, multiletramentos e TDICs, discutindo as dificuldades enfrentadas pelos professores na era digital e analisando a BNCC em relação ao uso das tecnologias digitais. A compreensão desses conceitos fundamentais, aliada às demandas dos alunos e às habilidades necessárias para os professores, contribui para a adaptação e atualização do currículo escolar, incorporando objetos digitais de aprendizagem nas aulas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Esp. Dalila Gomes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLinguagem digitalpt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDCI's)pt_BR
dc.subjectObjetos Digitais de Aprendizagem (ODA)pt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.titleTelas e livros: conexões tecnológicas na literatura - uma proposta com o Tiktokpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nicole Mariane de França Ferreira.pdfPDF - Nicole Mariane de França Ferreira5.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito449.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.