Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30623
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Nicole Mariane de França | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-13T13:46:52Z | - |
dc.date.available | 2023-12-13T13:46:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 418 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30623 | - |
dc.description | FERREIRA, N. M. F. Telas e livros: conexões tecnológicas na literatura - uma proposta com o Tiktok. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente texto aborda os desafios enfrentados na utilização da linguagem digital como recurso na construção do conhecimento. Questiona-se a base teórica e a eficácia dos recursos digitais no estímulo à produção textual, destacando a importância da leitura e escrita para a interação social. Nesse contexto, a escola assume o compromisso de promover o desenvolvimento de competências em letramento, especialmente no âmbito digital, considerando que os alunos são nativos digitais nesta era. A pesquisa tem como objetivo explorar o uso das tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Especificamente, investiga o impacto do uso desses recursos, com destaque para o Tik Tok, na qualidade do planejamento da escrita e da comunicação. Além disso, busca compreender o papel desses recursos tecnológicos na melhoria das habilidades linguísticas dos alunos. Para alcançar tais objetivos, a atividade proposta consiste na análise do conto "O Alienista" de Machado de Assis, e na produção de resenhas críticas em formato escrito e em vídeo para o Tik Tok, promovendo o senvolvimento de habilidades de leitura, escrita, análise crítica e uso responsável das tecnologias digitais. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e bibliográfica, utilizando análise de conteúdo de fontes como livros, artigos científicos e documentos oficiais. A análise crítica e reflexiva dos resultados obtidos embasa as discussões e conclusões apresentadas no estudo. A pesquisa percorre diferentes etapas, abordando conceitos como cibercultura, ciberespaço, multiletramentos e TDICs, discutindo as dificuldades enfrentadas pelos professores na era digital e analisando a BNCC em relação ao uso das tecnologias digitais. A compreensão desses conceitos fundamentais, aliada às demandas dos alunos e às habilidades necessárias para os professores, contribui para a adaptação e atualização do currículo escolar, incorporando objetos digitais de aprendizagem nas aulas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Esp. Dalila Gomes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Linguagem digital | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDCI's) | pt_BR |
dc.subject | Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.title | Telas e livros: conexões tecnológicas na literatura - uma proposta com o Tiktok | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Nicole Mariane de França Ferreira.pdf | PDF - Nicole Mariane de França Ferreira | 5.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 449.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.