Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3069
Título: "Álbum de confidências": sociabilidades e sensibilidades através de um questionário de moças de família
Autor(es): Santiago, Maria Isabelly Macêdo
Palavras-chave: Cultura Familiar
Sociabilidades
Sensibilidades
Moça de Família
Data do documento: 14-Mar-2014
Resumo: A utilização de um questionário, como fonte de pesquisa, organizado por uma moça de família dos anos 50 no Brasil, faz compreender como o imaginário do seu tempo, e as subjetividades dos que responderam o tal questionário foram formadas. Este estudo teve como objetivo analisar como as sociabilidades desses tempos, ou seja, urbanização, dinamismo econômico, cinema, escolha de pretendentes baseado no amor entre os cônjuges, divórcio, estímulo do autocontrole das moças consonante a volubilidade das mulheres, foram refletidas nas perguntas e respostas do questionário, influenciando a cultura da época. Esse estudo está voltado a História Cultural, pois pensa a cultura como um conjunto de significados partilhados e construídos pelos homens para explicar o mundo. A leitura é o ato que faz compreender o que está lançado no real, e a reação quanto a isso é a sensibilidade, considerada algo oriundo do íntimo de cada indivíduo e compartilhado, e nesta relação entre o indivíduo e imaginário social, analisamos através do questionário as sociabilidades e sensibilidades das subjetividades de rapazes e moças de família nesse período.
Descrição: Santiago, M. I. M. "Álbum de confidências": sociabilidades e sensibilidades através de um questionário de moças de família. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3069
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Isabelly Macêdo Santiago.pdfMaria Isabelly Macêdo Santiago976.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.